Prevenção da Gota Através do Controle Alimentar: Estratégias Eficazes
5 de setembro de 2024
A gota é uma forma de artrite causada pelo acúmulo de ácido úrico nas articulações. Esse acúmulo ocorre quando o...
4 de abril de 2024
Você provavelmente ouviu falar na dieta cetogênica, um plano alimentar mais restritivo do que a dieta low carb. Essa dieta está embasada na restrição de alimentos ricos em carboidratos e ingestão de gorduras boas e proteínas.
Leia também: Como os tipos de carboidratos alteram o controle glicêmico
Dietas low carb giram em torno do consumo de 100g de carboidratos ao dia, enquanto que em dietas cetogênicas é calculado um consumo de menos de 50g de carboidratos ao dia. Com o objetivo é que o corpo começa a utilizar a gordura como fonte de energia primária.
O resultado esperado desse processo é que o metabolismo do corpo se torne maior, fazendo com que o organismo trabalhe cada vez mais e gaste mais calorias.
Muito implementada para o controle do Peso corporal, dieta cetogênica vem sendo utilizada com esse propósito por muitas pessoas. Entretanto, precisamos entender que parte dessa perda de peso acontece por conta da perda de água presente nas reservas de glicogênio, sendo fundamental estabelecer o acompanhamento adequado com um profissional nutricionista.
A dieta cetogênica garante uma maior saciedade, uma vez que a digestão dos alimentos permitidos pelo plano alimentar acontece de forma mais lenta.
A eliminação dos carboidratos também pode contribuir para a redução dos níveis de açúcar no sangue e melhoria dos índices de colesterol e triglicerídeos.
Leia Também: Sou Diabético: Não posso mais comer Carboidratos?
Esse plano alimentar reduz o consumo de fibras, podendo desencadear um processo de constipação. A restrição de carboidratos também pode trazer alterações de humor, tremores involuntários da sonolência e halitose.
O que acontece é que estamos acostumados com a ingestão de carboidratos e a implementação da dieta cetogênica pode ser bastante desafiadora e em alguns casos há episódios de compulsão devido a restrição, o que pode fazer com que haja um retorno rápido a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, favorecendo o ganho de peso e diversos outros problemas de saúde.
Gostaria de receber uma ligação?