Dieta cetogênica pode ajudar na saúde cognitiva de idosos?

20 de março de 2024

A dieta cetogênica ganhou bastante visibilidade nos últimos anos por conta da grande disseminação de um modo de vida mais saudável. Alguns estudos mostram benefícios para portadores do  Mal de Alzheimer.

 

Leia também: O que não pode faltar em uma dieta para Alzheimer

 

Funcionando de forma semelhante a dieta low carb e, a dieta cetogênica está focada em eliminar o consumo de carboidratos, porém de forma mais drástica. Nesse plano alimentar é mantida a ingestão de proteínas e gorduras boas e foi inicialmente feita para controlar crises epilépticas. 

 

Com base em estudos realizados nos últimos anos, a dieta cetogênica está associada a uma forte preservação de funções cognitivas dos participantes, demonstrando resultados muito positivos. Entretanto é uma dieta muito restritiva e precisa ser avaliada a aplicabilidade em cada caso.

 

Considerando o grande Impacto que essa mudança alimentar pode ter na vida e rotina do paciente, é fundamental estabelecer um acompanhamento adequado.

 

Como a dieta cetogênica pode contribuir para a saúde cognitiva?

 

Um estudo publicado pela Universidade John Hopkins, demonstrou que idosos com comprometimento cognitivo leve moderado demonstraram benefícios modestos com a implementação da dieta cetogênica. O principal benefício observado está relacionado com a manutenção da memória.

Leia também: Importância da alimentação no tratamento para doença de Alzheimer

 

Além de contribuir para a capacidade cognitiva, dieta cetogênica também apresentou outros benefícios como:

 

  • Redução dos níveis de triglicerídeos;
  • Controle de pressão arterial;
  • Controle do nível de açúcar;

 

É fundamental que a dieta cetogênica seja recomendada e acompanhada por um profissional da nutrição para conseguir avaliar as necessidades do paciente e possível demanda por suplementação. Por conta das grandes restrições desse plano alimentar, o paciente pode apresentar sonolência, fadiga, dor de cabeça, constipação entre outros sintomas. 

 

Leia mais
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?