Nutrição personalizada: o papel do nutricionista na individualização dietética
9 de julho de 2025
Introdução A nutrição personalizada representa uma abordagem inovadora que reconhece a singularidade de cada...
28 de junho de 2024
A depressão e ansiedade são transtornos mentais bastante prevalentes e afetam significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Para a melhoria dos sintomas e controle destas condições, existem abordagens terapêuticas convencionais que fazem parte do tratamento, como a psicoterapia e o uso de medicamentos. Além disso, estudos recentes demonstram que estratégias nutricionais podem contribuir para esse tratamento e ajudar no alívio dos sintomas.
Sabemos que a alimentação exerce um papel fundamental na manutenção da nossa saúde, e também está diretamente relacionada com a nossa saúde mental. Por esse motivo, o acompanhamento nutricional pode ajudar pacientes que estão em tratamento de depressão e ansiedade, aliviando os sintomas e melhorando a saúde em geral.
Leia Também:Perder peso: vamos falar da Fome Emocional?
A implementação de estratégias nutricionais para melhoria do quadro de saúde mental é bastante complexa e multifacetada. Uma alimentação balanceada é essencial não apenas para a saúde física, como também para regulação emocional e melhoria da função cerebral.
As deficiências nutricionais, como é o caso do baixo consumo de determinadas vitaminas e minerais, podem favorecer o agravamento ou o desenvolvimento de transtornos mentais como a depressão e ansiedade.
Existem nutrientes que quando consumidos nas quantidades adequadas podem contribuir para a melhoria da nossa saúde mental e regulação do humor. Exemplos disso são:
Leia Também: Observando os primeiros sinais de transtornos alimentares na adolescência
Para estabelecer uma dieta balanceada e que possa te ajudar a combater os sintomas da depressão e da ansiedade, é fundamental contar com a ajuda de um nutricionista da sua confiança. Esse profissional terá a capacitação necessária para determinar quais os alimentos essenciais para sua dieta e estabelecer o manejo adequado da sua alimentação com foco na melhoria dos sintomas desses transtornos.
Algumas dietas já estipuladas podem ajudar consideravelmente no tratamento da depressão e ansiedade, como é o caso:
Leia Também: Transtorno alimentar: qual o primeiro passo do tratamento
O primeiro passo para obter um tratamento nutricional adequado é buscar ajuda profissional com um nutricionista especializado. Esse profissional da saúde terá todo embasamento para personalizar o seu plano alimentar de forma que ele seja adequado às suas necessidades individuais e condições clínicas.
É fundamental que o paciente entenda e compreenda os benefícios da nutrição na sua saúde mental para que todas as recomendações passadas pelo profissional sejam seguidas adequadamente. Adequação a dieta é necessária para que todos os benefícios sejam alcançados e haja uma melhoria no quadro geral.
É necessário lembrar que o tratamento de depressão e ansiedade combina estratégias nutricionais com diversas outras abordagens, como a psicoterapia, gestão de estresse, prática de exercícios físicos regularmente, entre outros. Por esse motivo, é de extrema importância que o paciente mantenha um acompanhamento adequado.