O que não pode faltar em uma dieta para Alzheimer

8 de fevereiro de 2024

O Alzheimer é uma doença caracterizada pela demência neurodegenerativa que afeta mais comumente pessoas de idade. Devido às alterações de memória que são resultados dessa doença, os pacientes que sofrem com Alzheimer precisam ser acompanhados por uma equipe multidisciplinar, incluindo nutricionista. Isso porque é necessário estabelecer uma dieta para Alzheimer que garanta que o paciente receba todos os nutrientes e vitaminas necessários para manter a sua saúde.

 

Por se tratar de uma doença incurável, o principal objetivo do tratamento para Alzheimer é retardar a evolução da doença e preservar as funções intelectuais do paciente. O esquecimento de coisas do dia a dia pode fazer com que o paciente Deixe de se alimentar corretamente, pulando refeições e deixando de ingerir os nutrientes adequados para a sua saúde.

 

Leia também: Importância da alimentação no tratamento para doença de Alzheimer

 

O esquecimento sobre a alimentação é muito frequente entre pacientes que possuem a doença de Alzheimer ou demência. Devido a isso, é muito comum que pacientes que sofrem com essa doença acabem apresentando sintomas relacionados a desnutrição e anemia.

 

Como ajudar na dieta do paciente com Alzheimer?

 

O que não pode faltar em uma dieta para Alzheimer (1)

 

Em primeiro lugar, é fundamental buscar ajuda de um nutricionista especializado para realizar um acompanhamento adequado e estabelecer a melhor dieta para o paciente. Essa dieta deve ser elaborada de acordo com as necessidades nutricionais e demandas desse indivíduo.

 

A dieta estabelecida pelo nutricionista responsável pelo paciente com Alzheimer deve ser seguida de acordo com as orientações do profissional. Para ajudar a garantir uma alimentação mais adequada e correta, o responsável por esse paciente pode seguir alguns cuidados e dicas básicos, como veremos a seguir:

 

  • É importante oferecer alimentos de todas as categorias

 

O paciente com Alzheimer tende a fazer escolhas pouco saudáveis, geralmente envolvendo quantidades muito elevadas de açúcar. Por essa razão é fundamental oferecer alimentos de todas as categorias para garantir uma alimentação balanceada e nutritiva..

 

  • Ofereça alternativas a alimentos rejeitados

 

Sabemos que todas as pessoas possuem preferências alimentares, entretanto, o paciente com Alzheimer nem sempre está apto para fazer boas escolhas. Por exemplo, se o paciente não verduras específicas, é possível combinar as folhas com outros alimentos ou refeições, como sopas e sucos verdes.

 

  • Seja criativo

 

Para manter o interesse do paciente na alimentação, é possível modificar alguns alimentos simples para favorecer o consumo, como o caldo de feijão, arroz com legumes, entre outros.

 

  • Muito cuidado com o sal e o açúcar

 

Alimentos com muito sal ou muito açúcar devem ser moderados para evitar prejuízos à saúde. A dieta do paciente com Alzheimer deve limitar a ingestão de sal e açúcar para manter os níveis glicêmicos e a pressão arterial nos níveis esperados.

 

  • Priorize a hidratação

 

Por conta do esquecimento, muitos pacientes com Alzheimer acabam deixando de ingerir a quantidade adequada de água ao longo do dia. O consumo de água deve ser estabelecido de acordo com as necessidades e recomendações dos profissionais.

 

Complicações possíveis para o paciente com Alzheimer

 

Estudos apontam que a constipação é uma complicação muito comum em pacientes com a doença de Alzheimer. Esse problema pode limitar o apetite, favorecer a irritabilidade e prejudicar a rotina dos pacientes. Aliado a isso, a desidratação também pode piorar os sintomas e agravar a confusão mental sendo fundamental se atentar alguns cuidados:

 

  • Garanta a ingestão de alimentos ricos em fibra
  • Consuma água o suficiente para deixar a urina transparente ou quase transparente
  • Inclua na alimentação aveia e farelo de cereais, que são alimentos ricos em fibras ao longo das refeições

 

Implementar uma boa dieta para pacientes com Alzheimer vai ajudar a combater os problemas relacionados à doença, como redução da pressão arterial, desidratação, manutenção, entre outros problemas. Por esse motivo, contar com um profissional da nutrição vai ajudar a estabelecer um acompanhamento adequado e contribuir para o estado de saúde do paciente com Alzheimer.

 

Leia mais
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?