Como os tipos de carboidratos alteram o controle glicêmico

17 de outubro de 2023

Pacientes que sofrem com diabetes e necessitam estabelecer um controle glicêmico mais assertivo para manter a glicemia controlada . O índice glicêmico é um fator utilizado para comparar a capacidade que um alimento tem de aumentar a glicose no sangue em um determinado espaço de tempo.

 

Carboidratos que apresentam um alto índice glicêmico faz com que as quantidades de açúcar no sangue aumentem consideravelmente dentro de um pequeno espaço de tempo. O resultado disso é o pico de insulina e aumento do apetite. Já os carboidratos com baixo índice glicêmico conseguem alterar a glicemia (níveis de açúcar no sangue) de forma mais lenta, o que possibilita melhor ação da insulina e aumento de saciedade.

 

Leia também: Como os tipos de carboidratos alteram o controle glicêmico

 

  • Carboidratos com baixo nível glicêmico: Alimentos com menor índice glicêmico, ou seja, que apresentam o índice glicêmico igual ou menor a 55.

 

  • Carboidratos moderados: nesse caso, são incluídos os alimentos que apresentam índice glicêmico entre 55 a 69.

 

  • Carboidratos de alto índice glicêmico: que apresentam um índice glicêmico acima de 70.

 

A maior vantagem dos carboidratos de baixo índice glicêmico está no maior consumo de fibra, gorduras de boa qualidade e/ou proteínas. 

 

Entretanto, um alimento pode ter um alto índice glicêmico mas pode ter uma quantidade de carboidrato pequeno na porção consumida! Isso também deve ser levado em consideração! Aí vem o conceito de CARGA GLICÊMICA.

 

O QUE É A CARGA GLICÊMICA?

 

A carga glicêmica é a quantidade de carboidrato presente em 1 porção do alimento consumido.  Por exemplo, temos o abacaxi! é um alimento que tem um índice glicêmico alto, ou seja, eleva a glicemia rapidamente em curto espaço de tempo, entretanto em uma carga glicêmica baixa, ou seja, a quantidade de carboidratos na porção é pequena, o que significa que o efeito final na glicemia depende diretamente da QUANTIDADE INGERIDA! 

 

Leia também:Contagem de carboidratos: uma estratégia nutricional para quem tem diabetes

 

Por isso devemos ter muito cuidado com a história de alimentos permitidos e proibidos quando falamos em diabetes! Tudo deve ser avaliado com cuidado e a moderação em tudo é o verdadeiro caminho!

Leia mais
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?