Saúde do Homem: Qual a Importância da Nutrição?

11 de novembro de 2022

O “novembro azul” acontece todos os anos com o objetivo de alertar para a prevenção do câncer de próstata. Além disso, campanhas falando sobre a importância de fazer um check-up completo e praticar atividades regularmente surgem aos montes. Mas, pouco se fala sobre a importância da nutrição para a saúde do homem e sua qualidade de vida.

Como a nutrição impacta a saúde do homem?

Câncer de próstata, doenças hepáticas, doenças cardiovasculares, colesterol alto, hipertensão e diabetes são algumas das doenças que mais afetam o público masculino. E na prevenção e tratamento dessas doenças, a alimentação tem papel fundamental.

Além disso, a importância da nutrição para a saúde do homem se reflete na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, no fornecimento de energia e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo e também na manutenção da saúde mental.

E o papel da nutrição não se limita à prevenção e tratamento de doenças. É inegável que também comemos por prazer e para socializar, o que certamente faz bem para a alma.

Prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis

Uma estratégia nutricional saudável pode interferir positivamente na prevenção e no controle de diferentes doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e colesterol alto, que geralmente são influenciadas pelo consumo de alimentos gordurosos, ricos em sódio, carboidratos, açúcar, entre outros. Não se trata de comer menos ou restringir a dieta, mas sim balanceá-la.

Fornecimento de energia e nutrientes indispensáveis para a saúde do homem

Fornecimento de energia e nutrientes indispensáveis na saúde do homem

Na saúde do homem, em geral é possível dizer que eles necessitam de mais nutrientes e energia do que as mulheres. Dessa forma, é através da alimentação que se abastecem de energia e nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Lembre-se que uma boa alimentação é a principal forma de suprir nossas necessidades nutricionais.

Prazer, saúde mental e socialização pontos Indispensáveis para saúde do homem

Por falar em nutrientes, saiba que eles também são imprescindíveis para garantir o equilíbrio químico do nosso funcionamento cerebral. Além disso, a forma com a qual nos relacionamos com a comida também está interligada à saúde mental. Fora isso, as refeições são uma forma prazerosa de socializar e melhorar nossa qualidade de vida.

A saúde do homem engloba um conjunto de fatores: fazer um check-up anualmente, realizar os exames indicados para cada faixa etária e se alimentar bem são os principais.

Homens, façam acompanhamento nutricional com a Dra. Diana Ruffato

Se você está interessado em cuidar melhor da sua saúde, ter uma alimentação mais saudável e balanceada e melhorar a sua qualidade de vida, mudar os hábitos alimentares é fundamental e a melhor forma de fazer isso com eficiência e segurança é através da orientação de um nutricionista especializado, como é o caso da Dra.Diana Ruffato. Agende agora uma consulta e faça uma avaliação detalhada.

Leia mais
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?