5 dicas essenciais para quem sofre com colesterol alto

25 de agosto de 2023

colesterol alto

Alterações no colesterol total (colesterol alto) ou em suas frações é chamado de dislipidemia. A dislipidemia refere, portanto,  a um perfil lipídico do sangue que aumenta o risco de desenvolver aterosclerose ( placas nos vasos ou artérias), que dificultam a passagem do sangue.

 

Normalmente, é uma condição na qual as concentrações de LDL estão elevadas e as concentrações de HDL estão reduzidas. Três importantes medidas bioquímicas na DCV incluem as lipoproteínas, o colesterol total e os triglicerídeos.

Como reduzir o colesterol alto ?

A redução do colesterol demanda uma série de medidas e adaptações na sua rotina. 

Existem algumas medidas que são essenciais no tratamento do colesterol alto:

 

  • Aumente o consumo de fontes de fibras: Prefeitura os cereais integrais, consuma em abundância verduras, legumes e frutas com a casca e bagaço evitando os sucos. Acrescente sementes como linhaça e chia para as preparações.

 

  • Evite os açúcares e modere nos carboidratos de maneira geral: lembrando que mel, açúcar demerara, açúcar de coco, açúcar mascavo são açúcares e também devem ser consumidos em casos de exceção. Alimentos ricos em carboidratos devem ser consumidos com moderação como arroz, massas, batatas, pães, mandiocas, batata doce, mandioquinha, farinha de trigo, farinha de milho, farinha de mandioca, etc.

 

  • Pratique atividades físicas: recomendado no mínimo 150 minutos de atividade física semanal em nível moderado para reduzir taxas de colesterol.

 

  • Evite as gorduras saturadas:(presente nas carnes gordas, banha, óleo de coco, óleo de palma, pele do frango, torresmo, etc) , prefeitura as monoinsaturadas (presente no azeite) e as poli-insaturadas (presente em óleos vegetais como soja, milho, canola).

 

  • Pare de fumar: o cigarro aumenta processos inflamatórios e contribui para a formação das placas de ateroma. 

 

Veja também: Como Deve ser a Alimentação de Quem Apresenta Colesterol Alto?

 

Agende uma consulta com a Dra. Diana Ruffato e cuide de sua saúde

A Dra.Diana Ruffato é nutricionista especializada no tratamento de diversas doenças, incluindo dislipidemia. Se você precisa de orientação para cuidar de sua saúde através de alimentação, agende uma consulta.

Leia mais
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?