Qual a Diferença Entre Reeducação Alimentar e Terapia Nutricional?

12 de janeiro de 2023

O nutricionista é o profissional da área da saúde que atua na elaboração de planos alimentares, individuais e personalizados, a partir de um diagnóstico nutricional. Neste ramo de atuação, a diferença entre reeducação alimentar e terapia nutricional está sempre em pauta e gera muitas dúvidas entre os pacientes que buscam orientação profissional em processos de emagrecimento, mudanças nos hábitos alimentares e tratamentos médicos.

A verdade é que reeducação alimentar e terapia nutricional são processos que apresentam objetivos e condutas diferentes, mas sempre visando preservar a saúde dos indivíduos.

Reeducação alimentar: a importância da alimentação

Nem todo mundo se dá conta, mas várias doenças e condições de saúde, como sobrepeso e obesidade, níveis de colesterol, triglicerídeos e glicose elevados, entre outras, podem ser não apenas prevenidas, mas também tratadas e controladas a partir da alimentação.

E para promover mudanças nos hábitos alimentares, não basta simplesmente restringir alimentos da dieta. A reeducação alimentar é a verdadeira chave do sucesso, uma vez que muda não apenas os hábitos, mas também os comportamentos relacionados à comida.

A reeducação alimentar é indicada para qualquer pessoa que tenha algum problema de saúde relacionado à alimentação, que deseja melhorar a alimentação e a qualidade de vida de modo geral.

Programa de Terapia Nutricional: comportamentos alimentares em primeiro lugar.

Um termo que está começando a ser empregado no consultório é o de terapia nutricional. A terapia nutricional já bem estabelecida na prática do nutricionista como uma abordagem para recuperação de estado nutricional em pacientes que não conseguem se alimentar adequadamente via oral, utilizando para isso de sonda ou nutrição parenteral. Mas uma nova conotação vem sendo empregada para esse termo. São os programas de terapia nutricional.

Nesse contexto a terapia abrange abordagens como comer intuitivo, mindful eating, técnicas de terapia cognitivo comportamental, programação neurolinguística, entre outras estratégias para ajudar o paciente a encontrar uma melhor forma de se relacionar com a comida, escutar e respeitar os sinais do corpo e entender o que faz sentido para cada um em termos de alimentação. Dessa forma é possível fazer melhores escolhas não baseadas em conhecimento de nutrientes e sim no conhecimento do que o próprio corpo precisa e quanto ele precisa.

Conheça a Dra. Diana Ruffato, nutricionista especialista em Reeducação Alimentar

A Dra. Diana Ruffato é nutricionista e possui especialização no tratamento nutricional de doenças, como desnutrição, diabetes, gota, entre outras. Além do tratamento de doenças, também trabalha com pacientes em busca de uma alimentação mais equilibrada e saudável, trazendo uma abordagem individual e humanizada dos casos. Para mais informações sobre reeducação alimentar e terapia nutricional, agende uma consulta.

Leia mais
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?