Sobrepeso e obesidade, níveis de colesterol, triglicerídeos e glicose elevados são apenas alguns dos problemas de saúde que podem ser prevenidos, tratados e controlados com o auxílio de uma alimentação balanceada. E como fazer isso de forma efetiva?

Reeducar a alimentação é mudar hábitos que carregamos por uma vida inteira! Não é um processo fácil, mas se pensarmos que os hábitos se fazem por meio da repetição de uma rotina, então esse caminho fica menos nebuloso… A rotina primeiro precisa ser pensada, mas aos poucos vai se tornando automática! Essa é a ideia com relação a novos hábitos alimentares também!

O que é Reeducação Alimentar?

A reeducação alimentar consiste em modificar hábitos e comportamentos relacionados à alimentação. Muitas pessoas acreditam que investir na reeducação alimentar significa restringir a dieta e perder o prazer na alimentação. Mas não é nada disso.

O objetivo é tornar a alimentação mais saudável, balanceada, nutritiva e igualmente prazerosa. É mais do que dieta: trata-se de uma mudança de vida.

Diferença entre reeducação alimentar e dieta

As dietas costumam ser vistas como restritivas, oferecem resultados em menos tempo e tem início, meio e fim. Já a reeducação alimentar é um conceito mais amplo, elaborado e duradouro, modificando não apenas os hábitos, mas também os comportamentos relacionados à comida.

Por que fazer reeducação alimentar?

A reeducação alimentar é indicada para qualquer pessoa que apresente algum problema de saúde relacionado à alimentação, que deseja perder peso ou apenas melhorar a alimentação e a qualidade de vida de modo geral.

É a opção mais segura para quem deseja perder peso de forma saudável, com menos risco de recuperar o peso perdido, e para melhoria dos indicadores de saúde, pois ajuda no controle e na prevenção de problemas relacionados a colesterol, glicose e triglicerídeos elevados.

Como fazer uma reeducação alimentar?

A reeducação alimentar é um processo de mudança de hábitos. Desse modo, não acontece da noite para o dia e demanda comprometimento e organização.

Fale com um nutricionista

Se você realmente quer mudar seus hábitos alimentares, o melhor profissional para te acompanhar e guiar sua alimentação para os caminhos mais saudáveis é o nutricionista. O nutricionista irá orientá-lo para que juntos possam traçar estratégias alimentares adequadas aos seus objetivos, necessidades e possibilidades.

Comece aos poucos

Nada de amanhecer na segunda-feira e começar uma dieta radical, cortando todas as guloseimas e carboidratos pois isso não é sustentável. Comece aos poucos, considerando a sua rotina e possibilidades no momento.

Diminua o consumo de industrializados e processados

Procure aumentar o consumo de alimentos in natura, de origem animal ou vegetal que não passaram por nenhum tipo de processamento, ou minimamente processados, que sofreram alterações mínimas, como moagem, secagem, pasteurização, e torná-los a base de sua alimentação.

Reduza o sal, a gordura e o açúcar

Utilizar sal, gordura e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e preparar os alimentos é ideal para melhorar os hábitos alimentares e indicadores de saúde, evitando doenças como hipertensão, colesterol alto e diabetes, por exemplo.

Organize os alimentos e o cardápio

Com o auxílio de um nutricionista, monte um cardápio com as refeições da semana ou mês e organize os alimentos para facilitar o preparo das refeições: guarde os alimentos lavados e descascados, congele o que for possível e monte marmitas com lanches e refeições.

Mantenha o corpo ativo 

Procure um esporte ou alguma atividade física que lhe traga prazer! Mexa-se! Seu corpo precisa se movimentar!

Consulte um especialista em reeducação alimentar

Qualquer alteração nos hábitos alimentares deve ser acompanhada por um nutricionista. A Dra. Diana Ruffato é nutricionista especializada em doenças e possui ampla experiência em reeducação alimentar. Agende uma consulta e receba orientação individualizada.

Quer fazer uma Avaliação ou
marcar uma Consulta ?
Conheça a nutricionista

Olá, sou a Dra. Diana Ruffato, Nutricionista em Alphaville com atendimento online para todo o Brasil. Seja muito bem-vindo a minha página profissional!

Tenho uma formação em um curso de nutrição com foco em nutrição hospitalar, diferente de todos os outros cursos de nutrição do país que tem um foco maior em saúde pública e prevenção. Além de passar os 5 anos da faculdade dentro de um hospital, fiz mais 2 anos de aprimoramento em Nutrição Hospitalar e Mestrado e Doutorado com Doenças Raras.

Coloco dedicação e amor em tudo o que me proponho a fazer na vida e a Nutrição me permite ajudar as pessoas a viver uma vida mais leve e com mais saúde.

Minha experiência profissional foi toda voltada para a nutrição clínica e tratamento de doenças crônicas e agudas, o que torna meu atendimento diferenciado.

Sou Nutricionista formada pelo curso de Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP- RP. Cursei Aprimoramento em Nutrição Hospitalar do Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto, USP com duração de 2 anos.

Mestre em Ciências pelo programa de pós-graduação em saúde da criança e do adolescente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e Doutora em Ciências também pelo programa de pós-graduação em saúde da criança e do adolescente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP.

Aperfeiçoamento em Nutrição Clínica e Comportamento Alimentar pela USP/FMRP, e curso Eat for Life. 10 Semanas de abordagens de mindful eating com a Ph.D. Lynn Rossy.

Ex-Docente na Universidade de Franca, SP. Foi supervisora de estágio no Hospital Santa Casa de Franca e Ribeirão Preto – SP.

Ver Currículo Lattes
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?