Prevenção da Gota Através do Controle Alimentar: Estratégias Eficazes
5 de setembro de 2024
A gota é uma forma de artrite causada pelo acúmulo de ácido úrico nas articulações. Esse acúmulo ocorre quando o...
30 de março de 2022
As purinas são tipos de base nucleotídicas que formam nossa cadeia de DNA, são encontradas em uma variedade de alimentos e do metabolismo das purinas é que se forma o ácido úrico em nosso organismo. Parte dele é eliminada através da urina e o restante permanece circulando em nosso sangue.
No entanto, diversos fatores podem causar a elevação das taxas dessa substância na corrente sanguínea, o que pode trazer consequências mais graves, como infarto, acidente vascular cerebral e gota (doença inflamatória que acomete as articulações).
Os fatores genéticos desempenham um papel importante na patogênese da gota e na regulação dos níveis séricos de ácido úrico. Uma comorbidade da gota é a obesidade. Embora a perda de peso pareça ser protetora, a cetose associada ao jejum ou a dieta pobre em carboidratos também pode precipitar uma crise de gota.
A hipertensão arterial e o uso de diuréticos também são fatores de risco. Estudos epidemiológicos sugerem uma associação entre a gota e a dislipidemia, diabetes mellitus e síndrome de resistência à insulina.
Embora a gota seja tradicionalmente tratada com uma dieta com restrição de purinas, os fármacos têm substituído em grande parte a necessidade de restrição rígida da dieta.
Em relação aos alimentos que ajudam a controlar o ácido úrico, existem muitas opções para incluir na dieta. A seguir, confira algumas delas.
Deve-se encorajar a ingestão elevada de líquidos (8 a 16 copos de líquido/dia, pelo menos a metade de água) para ajudar na excreção de ácido úrico e minimizar a possibilidade de formação de cálculos renais.
Leites e iogurtes desnatados ou semidesnatados e queijos brancos, por exemplo, são alimentos com baixo teor de gordura que podem ser indicados na dietoterapia para prevenção e controle do ácido úrico elevado, evitando as crises de gota que podem acometer os pacientes.
Parecem ser protetores, possivelmente devido ao efeito das cinzas alcalinas destes alimentos.
Além disso, para controlar os níveis de ácido úrico no organismo é importante beber bastante água, praticar atividade física, não consumir alimentos com teor elevado de purina, evitar bebidas alcoólicas e aumentar a ingestão de alimentos de origem vegetal.
A Dra. Diana Ruffato é nutricionista especializada em doenças e auxilia os pacientes na adoção de uma dieta equilibrada, saudável e prazerosa que possibilite a prevenção, o tratamento e o controle de doenças, como a gota. Para mais informações, agende uma consulta e uma avaliação individual do seu caso.
Gostaria de receber uma ligação?