Distribuição da proteína ao longo do dia: influência em força e ...
22 de janeiro de 2026
Manter a força e a massa muscular é um desafio natural do envelhecimento. A partir da quinta década de vida,...
29 de dezembro de 2023
A doença de Crohn é caracterizada por um processo inflamatório que afeta partes do trato gastrointestinal. Essa doença pode afetar mulheres e homens de todas as idades, mas é muito comum após 30 anos. Por ter ligação direta com um trato gastrointestinal, o tratamento nutricional é fundamental.
A doença de Crohn é uma doença crônica e incurável de forma que o paciente com Crown acaba passando por fases de remissão e fases ativas. Os principais sintomas dessa condição são:
Embora não seja causada por hábitos alimentares e sim por um componente imunológico, a base do tratamento é nutricional. Cerca de 65 a 75% dos pacientes com doença de Crohn apresentam algum quadro de desnutrição, sendo de extrema importância estabelecer um acompanhamento adequado para evitar os problemas causados pela falta de ingestão de nutrientes e garantir que o paciente consiga manter a sua saúde.
Estudos demonstram que a terapia nutricional enteral e a terapia nutricional parenteral são as vezes necessárias na intervenção nutricional dos pacientes com doença de Crohn durante as fases ativas. A terapia nutricional enteral é indicada na fase de manifestação da doença, podendo ser mantida por 6 a 8 semanas.
Várias são as abordagens nutricionais que podem ser feitas isoladas ou combinadas nos casos ativos e depois na manutenção de portadores de doença de Crohn, entre elas
1 Repouso com dieta polimérica e TGFB2
A melhor abordagem para cada indivíduo depende dos costumes, da rotina e das crenças de cada um! Por isso procure um nutricionista para te ajudar no melhor caminho!