Suplementos no Esporte

Suplementos no Esporte

Suplementos no EsporteA questão da suplementação no esporte é sempre muito polêmica. Há uma enxurrada de estudos sendo produzido sobre o assunto todos os anos e a todo momento!

É muita informação, mas no meio científico encontramos dificuldade para confirmar o benefício do uso da grande maioria dos suplementos disponíveis no mercado.

E por que isso acontece?

Devido a uma série de fatores, entre eles:

  1. As variáveis: todo resultado de estudo é influenciado por variáveis, no caso de estudos envolvendo suplementação as variáveis podem ser o cálculo de quanto cada atleta ingere de alimentos, as horas de treino, o tipo de exercício, a modalidade, o peso, a idade, o gasto energético de cada atleta e por ai vai…
  2. O número de participantes do estudo, estudo com uma quantidade pequena de participantes são mais difíceis de se encontrar uma correlação entre o que se está estudando;
  3. O desenho do estudo: se é observacional, transversal, caso controle, corte, randomizado ou não, duplo cego ou não.

Por isso, um ou dois ou três estudos isolados não são capazes de afirmar ou não se um suplemento realmente funciona.

O que fazer então?

Focar em estudos que avaliam uma quantidade muito grande de todos os estudos já feitos sobre esse assunto, fazendo uma seleção daqueles com melhor metodologia. Esses estudos podem ser do tipo Metanálise, artigos de revisão, ou a melhor das hipóteses os protocolos das grandes sociedades de esporte, também chamados de guidelines. No que tange a questão de nutrição e esporte indico a leitura dos protocolos da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva, ou o American College of Sports Medicine ou do International Society of Sports Nutrition.

A tabela a seguir foi publicada em 2018 na revisão do ISSN exercise and sports nutrition e mostra quais suplementes até o momento possuem ou não evidência científica que comprovam seu benefício e segurança. Esses dados estão sendo sempre atualizados com a chegada de novos estudos, por isso é bom consulta-los com frequência! Além disso os níveis de evidencias são estabelecidos por cada entidade e por isso podem ser diferentes dependendo da sociedade em questão.

Suplementos
CategoriaAumento na Produção de Massa MuscularMelhora de Performance
Evidencias FORTES que
suportam sua eficácia e
segurança
HMB
Creatinina monoidratada
Aminoácidos Essenciais
Proteína
β- alanina
Cafeína
Carboidrato
Creatinina Monoidratada
Bicarbonato de sódio
Fosfato de Sódio
Água
Bebidas Esportivas
Evidencias LIMITADAS
que suportam sua eficácia
e segurança
ATP ( adenosina -5`-trifosfato)
BCAA
L-Alanil-L-Glutamato
Acido Araquidônico
BCAA
Citrulina
Aminoácidos Essenciais ( EAA)
Glicerol
HMB
Nitratos
Carboidratos e proteínas pós exercício
Quercetina
Taurina
Evidencias FRACAS ou
NENHUMA evidencia que
suportam sua eficácia e segurança
Alfa-cetoglutarato
Arginina
Boro
Cromo
CLA
Ácido D-Aspartico
Extrato Fenogrego
Glutamina
Peptídeos liberadores de GH
Isoflavonas
Prohormonios
Tributus Terrestris
Sulfato de Vanadil
Aspartato de zinco e magnécio
Ornitina-alfa-cetoglutarato
Sulfo-polissacarídeos
Arginina
Carnitina
Glutamina
Inosina
TCM
Ribose

Referência

Kerskisick CM et al. ISSN exercise & sports nutrition review update: research & recommendations. Journal of the international society of sports nutrition, 15:38, 2018.

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