Saúde Não se Pesa: Por Que a Balança Atrapalha a Relação Com a Comida?

10 de janeiro de 2023

É inegável que o excesso de peso e a obesidade aumentam as chances de problemas cardíacos e renais, diabetes tipo 2, câncer, hipertensão e outras doenças. Mas, também é imprescindível alertar que saúde não se pesa. Isso porque, em muitos casos, a preocupação excessiva com os números que aparecem na balança apenas atrapalha nossa relação com a comida e, na prática, ganhar ou perder peso são processos complexos.

Por que não consigo perder peso?

Responda rápido: o que uma pessoa precisa fazer para perder peso e ter mais saúde? Se você respondeu “fazer dieta”, ou então, “mudar os hábitos alimentares”, acertou. No entanto, saiba que essa é apenas uma das práticas recomendadas, mas não a única.

Quando dizemos que saúde não se pesa, primeiramente queremos dizer que nem todas as pessoas com excesso de peso e obesidade apresentam exames alterados e problemas de saúde típicos dessas condições, como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos.

Além disso, a alimentação é apenas um dos fatores que influenciam no peso. É isso mesmo: o que comemos e o quanto comemos certamente são fatores que interferem no peso, mas engordar ou emagrecer são processos também influenciados por:

  • Hidratação;
  • Ciclo menstrual;
  • Horário da pesagem;
  • Prática de atividade física;
  • Tipo de atividade praticada;
  • Genética;
  • Estado emocional e psicológico;
  • Estresse;
  • Padrão do sono.

Se você iniciou uma nova estratégia nutricional visando ter mais qualidade de vida e, após algum tempo, decidiu se pesar e notou que não teve nenhuma mudança significativa no peso, saiba que isso não significa que as mudanças não tenham dado certo.

Saúde Não se Pesa: Por Que a Balança Atrapalha a Relação Com a Comida?

Por que focar na balança atrapalha nossa relação com a comida?

A verdade é que o peso que aparece na balança, quando avaliado individualmente e sem um critério profissional, é apenas um número que não poderia ser mais irreal. Como dissemos, diferentes fatores influenciam no valor mostrado, incluindo o horário da pesagem.

Focar apenas no peso é prejudicial e traz descontentamento e frustração. Afinal, também dizemos que saúde não se pesa porque as emoções influenciam nossos hábitos alimentares (fome emocional). Se você quer perder gordura, não foque na balança.

Lembre-se que peso é apenas um número que, sozinho, não traz nenhuma informação relevante e serve apenas para enganar e frustrar. O foco devem ser as mudanças de comportamento alimentar e estilo de vida, sendo a perda de peso uma consequência.

Deseja perder peso e ter uma vida mais saudável? Consulte a Dra. Diana Ruffato

O culto pela magreza e a busca sem propósito por uma alimentação “saudável” estão em alta, mas podem acabar produzindo pessoas cada vez mais doentes e com relações problemáticas com a balança e a alimentação. Mas com acompanhamento profissional e uma abordagem gentil e respeitosa é possível adotar uma nova postura com segurança. Se você deseja mudar a sua rotina alimentar e, até mesmo, perder peso, procurar um nutricionista, como a Dra. Diana Ruffato, é imprescindível. Agende uma consulta.

Leia mais
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?