Quais as Dietas para Gordura no Fígado? Confira

19 de agosto de 2022

Cada vez mais cresce o número de pessoas com a esteatose hepática no Brasil, doença popularmente conhecida como gordura no fígado. Os dados da Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde apontam que cerca de 30% da população já sofre com esse problema.

Tendo em vista a utilidade do fígado para o nosso organismo é importante se atentar aos cuidados necessários para manter o bom funcionamento deste órgão, incluindo a adoção de uma alimentação saudável.

No caso dos pacientes com esteatose hepática, o consumo correto de alimentos, definidos por uma estratégia nutricional adequada para tratar a gordura no fígado, fará toda a diferença na qualidade de vida dessas pessoas.

Gordura no fígado: o que é essa doença?

Considerada como uma das doenças crônicas de fígado mais comuns, a esteatose hepática ocorre devido ao acúmulo de células de gordura no interior dos hepatócitos (células do fígado). Em geral, o aparecimento desse distúrbio está ligado a fatores como:

  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Hepatites virais;
  • Colesterol e triglicérides altos;
  • Resistência à insulina;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Uso prolongado de medicamentos;
  • Ingestão demasiada de gorduras e açúcares.

Sem a realização do tratamento especializado, os pacientes com esteatose hepática podem evoluir para quadros graves, desenvolvendo hepatite gordurosa, cirrose hepática ou até mesmo câncer.

Por isso, ao notar a presença de sintomas relacionados ao acúmulo de gordura no fígado, como barriga inchada, dor abdominal ou cansaço, é imprescindível procurar a ajuda de um especialista para fazer o diagnóstico precoce.

Gordura no Fígado

Tratamentos nutricionais para gordura no fígado: quais são as opções?

A Hepatologia é o ramo da medicina que estuda as doenças que afetam o fígado, como a esteatose hepática. Então, os médicos desta especialidade são os mais indicados para diagnosticar e acompanhar pacientes com gordura no fígado.

Entretanto, o trabalho desse profissional deve ser aliado ao de um nutricionista para hepatopatias, que definirá novos hábitos alimentares para o paciente com foco na redução da gordura no fígado.

Segundo a Sociedade Brasileira de Hepatologia é recomendado que o tratamento nutricional da esteatose hepática leve em conta o consumo moderado de carboidratos e de gorduras saturadas e trans. Uma boa opção que vem sendo indicada aos pacientes com gordura no fígado é a Dieta do Mediterrâneo. Conheça mais sobre ela a seguir:

Dieta do Mediterrâneo: como funciona?

A Dieta do Mediterrâneo é uma estratégia baseada na alimentação natural, que prioriza a inclusão de frutas, verduras, legumes e carnes brancas nas refeições, reduzindo o consumo de alimentos embutidos, enlatados e ultraprocessados.

Mas, antes de colocá-la em prática, o ideal é que o paciente solicite ao nutricionista a adaptação desse tratamento para suas preferências alimentares.

Procure por um nutricionista especialista em gordura no fígado

Agora que você já conhece os benefícios de uma alimentação saudável para o tratamento da gordura no fígado, não perca mais tempo! A Dra. Diana Ruffato tem experiência com hepatopatias e pode ajudar a estabelecer um cardápio de qualidade para a sua situação. Agende uma consulta e melhore de vida!

Leia mais
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?