O fígado é responsável por metabolizar carboidratos, proteínas, gorduras e esteróides, por armazenar e ativar vitaminas e minerais, pela formação e excreção da bile, pela conversão de amônia em uréia e pela filtração de metabólitos tóxicos, medicamentos e álcool.
Sendo assim, desempenha um papel essencial para o funcionamento do nosso organismo. Desde que tenha de 10 a 20% de tecido saudável, é capaz de se regenerar. No entanto, existe um conjunto de doenças que podem comprometer a função hepática.
Ao conjunto de doenças que podem atingir ou comprometer o funcionamento do órgão é dado o nome de hepatopatias. E no tratamento e na prevenção dessas patologias, o acompanhamento nutricional é extremamente necessário.
Quais são as doenças hepáticas (hepatopatias) mais comuns?
As doenças crônicas do fígado têm múltiplas causas, mas, as principais são: infecções pelos vírus das hepatites A, B e C, hepatite causada pelo consumo excessivo de álcool ou alguns tipos de medicamento e acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática).
Em relação aos sintomas, as hepatopatias causam icterícia, fadiga, prurido, dores abdominais, distensão abdominal e hemorragia. Entretanto, nem todo paciente manifesta sintomas, fazendo com que o diagnóstico aconteça tardiamente, em exames de rotina.
O acúmulo de gordura no fígado afeta homens e mulheres e, quando constante e por tempo prolongado, pode provocar uma inflamação no órgão capaz de evoluir para quadros mais graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até mesmo câncer.
De modo geral, não existe um tratamento específico para a gordura no fígado. Mas, é possível dizer que a cura e a prevenção da doença estão pautadas em três pilares: estilo de vida saudável envolvendo prática regular de exercícios físicos e alimentação balanceada.
Tratamento nutricional para Esteatose Hepática
A esteatose pode estar associada a outras doenças crônicas que aumentam a resistência à insulina (obesidade, diabetes e dislipidemias, que são o aumento do colesterol e do triglicérides). Neste sentido, o tratamento nutricional é extremamente importante.
A Sociedade Brasileira de Hepatologia recomenda que a dietoterapia para a esteatose hepática deve ser baseada em uma dieta com quantidades moderadas de carboidratos e baixa quantidade de gordura saturada e gordura trans.
Sendo assim, o ideal é evitar o consumo de embutidos, enlatados, frituras, carnes gordurosas, doces e açúcares em excesso, ingerir moderadamente carboidratos, preferencialmente em sua forma integral, e aumentar a ingestão de:
- Frutas, verduras e legumes;
- Carnes brancas (principalmente peixes);
- Gorduras monoinsaturadas (azeite, abacate, castanhas);
- Proteínas de fontes vegetais (grão de bico, lentilha, feijão, ervilha).
O tratamento nutricional para hepatopatias deve ser acompanhado por um nutricionista, profissional de saúde qualificado para auxiliar os pacientes a adotarem uma dieta balanceada, saborosa e saudável que possa contribuir para a melhora de doenças crônicas.
Conheça a Dra. Diana Ruffato, especialista em nutrição hospitalar
A Dra. Diana Ruffato é especialista em nutrição hospitalar e possui ampla experiência em tratamento nutricional para hepatopatias. Uma alimentação balanceada é a base para um corpo saudável. Agende uma consulta e cuide da sua saúde.
Quer fazer uma Avaliação ou
marcar uma Consulta ?
Olá, sou a Dra. Diana Ruffato, Nutricionista em Alphaville com atendimento online para todo o Brasil. Seja muito bem-vindo a minha página profissional!
Tenho uma formação em um curso de nutrição com foco em nutrição hospitalar, diferente de todos os outros cursos de nutrição do país que tem um foco maior em saúde pública e prevenção. Além de passar os 5 anos da faculdade dentro de um hospital, fiz mais 2 anos de aprimoramento em Nutrição Hospitalar e Mestrado e Doutorado com Doenças Raras.
Coloco dedicação e amor em tudo o que me proponho a fazer na vida e a Nutrição me permite ajudar as pessoas a viver uma vida mais leve e com mais saúde.
Minha experiência profissional foi toda voltada para a nutrição clínica e tratamento de doenças crônicas e agudas, o que torna meu atendimento diferenciado.
Sou Nutricionista formada pelo curso de Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP- RP. Cursei Aprimoramento em Nutrição Hospitalar do Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto, USP com duração de 2 anos.
Mestre em Ciências pelo programa de pós-graduação em saúde da criança e do adolescente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e Doutora em Ciências também pelo programa de pós-graduação em saúde da criança e do adolescente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP.
Aperfeiçoamento em Nutrição Clínica e Comportamento Alimentar pela USP/FMRP, e curso Eat for Life. 10 Semanas de abordagens de mindful eating com a Ph.D. Lynn Rossy.
Ex-Docente na Universidade de Franca, SP. Foi supervisora de estágio no Hospital Santa Casa de Franca e Ribeirão Preto – SP.
Ver Currículo LattesNosso foco é a qualidade de vida
Cada ser é único e com necessidades específicas, por isso estabelecemos tratamentos personalizados que proporcionem melhor qualidade de vida de acordo com as necessidades individuais.
Gostaria de receber uma ligação?