O Que Comer na Gravidez?

O Que Comer na Gravidez?

As 40 semanas de gestação geram muita expectativa para as mamães e toda a família. No entanto, durante os nove meses em que a gestante se prepara para a chegada do bebê, é preciso cuidar diariamente da alimentação!

O que comer na gravidez?De início, as mamães podem até perder peso, devido aos sintomas apresentados pela gestação, como vômitos e nauseas. Todavia, a partir da 13ª semana o ganho de peso já passa a ser algo natural por conta do crescimento do bebê e de todas as modificações necessárias no corpo das mamães.

Caso a gestante não esteja abaixo ou a cima do peso o esperado é que o ganho natural de peso seja de 11 kg a 16 kg, com uma média de ganho de 400 g por semana a partir da 13ª semana de gestação, como informa a Cartilha do Programa Alimento e Saúde, desenvolvida pelo Serviço de Qualidade de Vida e Reabilitação Funcional da Secretaria de Gestão de Pessoas do Senado Federal.

Alimentos adequados

O que comer na gravidez?Para ter uma alimentação saudável antes, durante e depois da gravidez, sempre consulte um nutricionista para que as futuras mamães possam se informar e saber o que devem ou não comer para contribuir para uma gestação saudável e um bebê bem nutrido dentro de suas barrigas.

É indicado que as mamães comam três vezes ao dia, mas sempre respeitando os sinais de fome e saciedade. Além disso, ingerir bastante líquido, é o mais indicado não só durante o período gestacional, mas diariamente.

O ideal é fazer um prato bem colorido e convidativo, com preparações ricas em nutrientes e saborosas, que satisfação o prazer pela comida!

Muitos desconfortos gastro-intestinais podem ocorrer durante a gestação e para todos exitem estratégias nutricionais que podem ajudar a diminuir os sintomas!



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