Nutricionista para doenças autoimunes: como a dieta pode modular a inflamação?
16 de outubro de 2025
As doenças autoimunes são condições caracterizadas por uma resposta imunológica desregulada, na qual o organismo...
22 de outubro de 2021
As 40 semanas de gestação geram muita expectativa para as mamães e toda a família. No entanto, durante os nove meses de gravidez em que a gestante se prepara para a chegada do bebê, é preciso cuidar diariamente da alimentação!

Caso a gestante não esteja abaixo ou a cima do peso o esperado é que o ganho natural de peso seja de 11 kg a 16 kg, com uma média de ganho de 400 g por semana a partir da 13ª semana de gestação, como informa a Cartilha do Programa Alimento e Saúde, desenvolvida pelo Serviço de Qualidade de Vida e Reabilitação Funcional da Secretaria de Gestão de Pessoas do Senado Federal.

É indicado que as mamães comam três vezes ao dia, mas sempre respeitando os sinais de fome e saciedade. Além disso, ingerir bastante líquido, é o mais indicado não só durante o período gestacional, mas diariamente.
O ideal é fazer um prato bem colorido e convidativo, com preparações ricas em nutrientes e saborosas, que satisfação o prazer pela comida!
Muitos desconfortos gastro-intestinais podem ocorrer durante a gestação e para todos exitem estratégias nutricionais que podem ajudar a diminuir os sintomas!
Veja também: 5 dicas essenciais para quem sofre com colesterol alto
A Dra.Diana Ruffato é nutricionista especialista em doenças e trabalha com comportamento alimentar que orienta de forma individual cada paciente garantindo um tratamento único e adequado para cada um. Agende sua consulta.