Alimentação balanceada para redução do colesterol LDL
10 de outubro de 2024
Popularmente conhecido como mal colesterol, o colesterol LDL tem um papel significativo no desenvolvimento de doenças...
27 de setembro de 2024
A nova nomenclatura de Doença Hepática Esteatótica Associada à Disfunção Metabólica ou MASLD também conhecida como fígado gorduroso, é uma doença caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado decorrente de problemas metabólicos e sem o consumo excessivo de álcool. Essa condição afeta milhões de pessoas ao redor do mundo e está frequentemente associada a aumento de gordura visceral, resistência insulínica e/ou diabetes tipo 2.
Mudanças no estilo de vida, especialmente na dieta, desempenham um papel fundamental na prevenção e tratamento dessa doença. Neste artigo, vamos explorar como intervenções nutricionais adequadas podem ser eficazes no tratamento da MASLD.
Leia também: Gordura no fígado: quando começar a se preocupar?
DIETA NO ESTILO MEDITERRÂNEO
Um único alimento não é capaz de alterar o processo da MASLD, mas um PADRÃO alimentar é. A dieta no estilo mediterraneo tem se mostrado muito eficaz no tratamento de esteatose hepática. E, apesar da literatura indicar 10% de perda de peso para ver resultados na melhora da esteatose, vemos que redução ainda menores que isso já trazem grandes benefícios e redução nos graus de esteatose.
Na dieta do Mediterrâneo preconiza-se uma mudança não apenas da alimentação mas também de estilo de vida:
Base da pirâmide: seja ativo, pratique atividade física, tenha momentos de lazer e faça as refeições na companhia de outras pessoas.
Base da sua alimentação: produtos naturais como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, azeite, nozes e castanhas, peixes, ovos, iogurtes, queijos, carnes brancas e ovos.
Consuma de forma esporádica, não como base de sua alimentação: doces, açúcares e carnes vermelhas, principalmente as mais gordurosas.
A gestão da MASLD através de intervenções nutricionais é uma das abordagens mais eficazes para o tratamento e prevenção do agravamento da condição. É necessário adotar uma dieta rica em fibras, carboidratos complexos e gorduras monoinsturadas, além de evitar bebidas alcoolicas.
Para iniciar seu tratamento o quanto antes, entre em contato conosco e agende sua consulta. Comece agora mesmo o seu tratamento para uma vida mais saudável.
Gostaria de receber uma ligação?