Dieta para Redução do Risco de câncer Colorretal
1 de novembro de 2024
Você sabia que uma alimentação adequada ajuda a combater e prevenir diversas doenças? Uma dessas doenças é o...
16 de agosto de 2023
A encefalopatia hepática consiste em uma doença que afeta o funcionamento do nosso cérebro. Causada por alterações no fígado e em seu funcionamento, essa doença causa diversos sintomas no paciente, como problemas para se concentrar, sonolência e até mesmo o coma.
A sobrecarga do fígado faz com que sejam liberadas algumas substâncias que são muito tóxicas para o nosso organismo, de forma que elas se apresentam de maneira excessiva no sangue. Essa sobrecarga pode ser resultado do consumo exagerado de bebidas alcoólicas e drogas, excesso de medicamentos e consumo muito alto de proteínas.
Veja também: Gordura no fígado: quando começar a se preocupar?
Esses sintomas estão relacionados ao impacto que a encefalopatia hepática causa no cérebro. Uma vez que a doença se origina no fígado, o paciente também pode apresentar sintomas como amarelamento da pele e da esclera, inchaço no abdômen e mau hálito.
O primeiro passo antes de iniciar o tratamento dessa condição é determinar quais foram os fatores desencadeantes da doença. Por ser causada por cirrose ou outra condição que atinja diretamente o fígado, é necessário tratar a causa para resolver o problema.
Além do tratamento clínico, o paciente também precisa implementar algumas mudanças no seu estilo de vida para garantir uma total recuperação. Uma dessas mudanças é a redução do consumo de drogas e bebidas alcoólicas, evitar o uso indiscriminado de medicamentos sem prescrição médica e adequação a uma dieta.
O acompanhamento nutricional é fundamental para ajudar o paciente a se manter saudável e combater essa doença. Isso porque no desenvolvimento da encefalopatia hepática existe um prejuízo no metabolismo do nitrogênio.
Estudos demonstram que a redução do consumo de proteínas pode contribuir para melhoria dos pacientes que sofrem com encefalopatia. Para manter a saúde e garantir o consumo adequado de proteínas, é necessário que o paciente aumente o consumo de proteínas de fontes vegetais.
Via de regra, os nutricionistas recomendam que o paciente que sofre com encefalopatia hepática mantenha um programa de alimentação adequado, evitando longos períodos de jejum e consumindo proteínas de fonte vegetal ao longo do dia.
De qualquer forma, é muito importante que esse paciente seja acompanhado por um médico especialista e por um profissional da nutrição que o ajude a adequar a sua dieta. Embora existam inúmeras informações sobre tratamentos de doenças na internet, o acompanhamento especializado é fundamental para combater essas doenças e garantir uma pronta recuperação.
A Dra.Diana Ruffato é nutricionista especialista em doenças e trabalha com comportamento alimentar que orienta de forma individual cada paciente garantindo um tratamento único e adequado para cada um. Agende sua consulta.
Gostaria de receber uma ligação?