Prevenção da Gota Através do Controle Alimentar: Estratégias Eficazes
5 de setembro de 2024
A gota é uma forma de artrite causada pelo acúmulo de ácido úrico nas articulações. Esse acúmulo ocorre quando o...
4 de novembro de 2021
Basicamente, a disbiose é o desequilíbrio (alteração na composição ou na função) da nossa flora intestinal. Mas, você sabe como essa condição se manifesta e quais as causas para esse problema?
A alimentação tem o poder de prevenir, controlar e até mesmo curar certas doenças. Por exemplo: você sabia que a alimentação pode alterar o funcionamento do nosso intestino, prejudicando a convivência entre as diferentes colônias de micro-organismos que habitam o órgão?
É impossível falar sobre disbiose sem entender que a flora ou microbiota intestinal é a população de fungos, vírus e bactérias que habitam o intestino. O papel desses micro-organismos é auxiliar na digestão de alimentos, na absorção de nutrientes e na prevenção de doenças.
Sendo assim, a disbiose intestinal é caracterizada por uma desequilíbrio desses organismos (patogênicos e benéficos), o que prejudica o funcionamento do intestino. De modo geral, a causa para disbiose está associada a diferentes fatores:
A disbiose intestinal pode causar alguns sintomas, como flatulência, dores abdominais, enjoo, diarreia, prisão de ventre e distensão abdominal. Além disso, esse desequilíbrio pode favorecer alergias, doenças autoimunes, aumento de respostas pró-inflamatórias sistêmicas, distúrbios de humor, entre outros.
Uma das principais dúvidas quando se fala em flora intestinal é: afinal, o que comer para prevenir e/ou tratar a disbiose? Essa é uma dúvida pertinente, pois, como dissemos no início deste artigo, a alimentação está diretamente relacionada com a saúde do intestino.
A adoção de uma alimentação variada, rica em fontes de fibras, vitaminas e minerais e pobre no consumo de fontes de açúcar, gordura saturada e gordura trans e de alimentos ultra processados e refinados, é fundamental para evitar ou controlar a disbiose intestinal.
É claro que qualquer mudança nos hábitos alimentares não acontece de uma hora para outra. Por essa razão, o acompanhamento e a orientação de um nutricionista é fundamental para quem deseja investir em uma dieta mais saudável para tratar ou evitar a disbiose.
A dieta para tratar problemas com a nossa flora intestinal deve ser individualizada e o uso de prebióticos, probióticos ou simbióticos pode ajudar desde que a base da alimentação esteja boa. Ou seja, eles não fazem nenhum milagre sozinhos.
A Dra. Diana Ruffato é nutricionista especializada em acompanhamento nutricional voltado para a prevenção e o controle da disbiose. Agende uma avaliação nutricional online ou domiciliar (regiões do Alphaville e Aldeia da Serra) e cuide da sua saúde.
Gostaria de receber uma ligação?