Dieta balanceada em carboidratos para a redução de peso

9 de abril de 2024

O consumo equilibrado de alimentos ricos em carboidratos com arroz, pães, massas, batatas, batata doce, milho, granola, aveia, sendo integrais ou não ajuda sim na perda de peso.

 

O primeiro passo é priorizar os alimentos fontes de carboidratos mais ricos em fibras, pois estes aumentam a saciedade e evitam picos de insulina,  uma vez que são absorvidos de maneira mais lenta.

 

O grande problema no consumo de carboidratos está, portanto, na quantidade e no tipo de carboidrato que é inserido na dieta. Os carboidratos mais refinados podem fazer com que o pâncreas libere insulina em maior quantidade uma vez que são absorvidos mais rápidos. O que contribui com a produção de tecido adiposo e menor controle da saciedade.

 

Entretanto algumas questões devem ser frisadas:

  1. A quantidade total de fontes de carboidratos, seja ela mais rica em fibra ou não, vai interferir no equilibrio do peso. Arroz integral não deve ser consumida mais do que arroz branco por ser integral.
  2. Um carboidrato pobre em fibras se consumido junto com outros alimentos ricos em fibras como saladas, sementes e cascas também serão absorvidos de maneira lentificada, portanto não são proibidos! Portanto, se bateu aquela vontade de comer um arrozinho branco coma! apenas atente-se na quantidade e capriche em um acompanhamento como verduras e legumes!

Leia também: Como os tipos de carboidratos alteram o controle glicêmico

Alguns exemplos de alimentos ricos em carboidratos e fibras

 

Dieta balanceada em carboidratos para a redução de peso

 

  • Farelo de aveia: também valioso para o momento da sociedade, O farelo de aveia também é rico em ferro, cálcio e complexo b. Alta presença de fibras também é fundamental para o bom funcionamento do sistema digestivo.

 

  • Quinoa: a quinoa é um alimento rico em carboidratos, fibra e ainda possui um bom teor proteico.

 

  • Grão de bico: o grão-de-bico é um excelente aliado para quem deseja equilibrar o colesterol, melhorar o sistema digestivo e aumentar o consumo de proteína de qualidade.

 

A implementação de uma dieta sem o acompanhamento adequado pode ser bastante prejudicial e perigosa fazendo com que você obtenha o resultado oposto do esperado e prejudique também a sua saúde.

Leia também: Sou Diabético: Não posso mais comer Carboidratos?

Leia mais
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?