Dicas da Nutri: Como Controlar a Diabetes com Alimentação?

10 de novembro de 2022

No tratamento e controle do diabetes mellitus, regular os níveis de glicose no sangue é o principal desafio. E uma das frentes utilizadas é a alimentação. Afinal, alguns alimentos podem elevar a quantidade de glicose presente no organismo. Em alguns casos, inclusive, é possível controlar a diabetes apenas com alimentação, sem a necessidade de utilizar medicamentos e fazer aplicação de insulina. Mas, para que isso seja possível, é necessário adotar as estratégias certas, que podem variar de paciente para paciente.

3 dicas da nutri para controlar a diabetes com alimentação

Antes de qualquer coisa, saiba que o controle da diabetes através da alimentação precisa ser individualizado e cada paciente deve receber uma orientação personalizada através de uma estratégia nutricional que atenda aos objetivos traçados. Apesar disso, existem algumas dicas da nutri que são universais e podem ser aplicadas em praticamente todos os casos.

Inclua alimentos de baixo índice glicêmico na dieta

Você sabe o que soja, aveia, centeio, frutas ricas em fibra com casca, hortaliças, grão de bico, castanhas e massas integrais têm em comum? Todos eles são alimentos classificados como alimentos de baixo índice glicêmico. Mas, o que isso significa na prática?

Os alimentos de baixo índice glicêmico são aqueles digeridos mais lentamente, ou seja, que não provocam um pico de glicose no sangue após a ingestão. DASH, plant based, low carb e dieta do mediterrâneo são exemplos de dietas que incluem esses alimentos.

Consuma doces com moderação

Dicas da Nutri: Como Controlar a Diabetes com Alimentação?

Para muitos diabéticos, a parte mais difícil do tratamento são as mudanças alimentares, que incluem a restrição dos alimentos adocicados. No entanto, o paciente com diabetes, desde que mantenha um estilo de vida saudável, pratique atividades físicas e tenha alimentação balanceada, pode sim consumir doces e frutas adocicadas em quantidade moderada.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, as frutas mais fibrosas, como maçã, pêra, limão e laranja, têm menor índice glicêmico e o carboidrato será absorvido lentamente, portanto devem ser priorizadas. O ideal é consultar um nutricionista.

Inclua a contagem de carboidratos na rotina alimentar

A contagem de carboidratos é uma estratégia nutricional. O objetivo? Fornecer ao paciente maior flexibilidade na alimentação e estilo de vida para que consiga regular a glicemia e ajustar as doses de insulina através do controle dos carboidratos ingeridos.

A missão é encontrar um equilíbrio entre glicemia, quantidade de carboidratos ingerida e quantidade de insulina necessária (quando se faz uso de insulina). É possível obter mais informações acessando o Manual de Contagem de Carboidratos da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Mas, lembre-se de, antes de fazer alterações na sua dieta visando controlar a diabetes, fazer uma consulta nutricional para avaliar qual a melhor estratégia para o seu caso.

Precisa de orientação nutricional no tratamento da diabetes? Consulte a Dra. Diana Ruffato

A Dra. Diana Ruffato é nutricionista com experiência no tratamento nutricional de doenças e se você precisa de uma estratégia nutricional para fazer o controle da diabetes, basta agendar uma consulta de avaliação para receber todas as orientações necessárias de forma personalizada.

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