Tratamento Nutricional para Diabetes

A insulina é o hormônio produzido no pâncreas que é responsável por quebrar as moléculas de glicose (açúcar) no sangue e transformá-las em energia. Quando ocorre insuficiência ou má absorção de insulina, temos um quadro de diabetes.

No diabetes, o corpo não produz, ou então, não consegue empregar adequadamente a insulina produzida, causando o aumento da glicemia (hiperglicemia) no organismo, o que pode resultar em complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos.

Diabetes: quais os sintomas e tipos mais comuns?

Os tipos mais comuns de diabetes mellitus são o diabetes tipo 1 e o diabetes tipo 2.

Diabetes tipo 1

Se manifesta mais frequentemente em crianças e  adultos. O tratamento demanda uso diário de insulina e/ou outros tipos de medicamentos para controle da glicose, alimentação saudável e exercícios, sendo os principais sintomas:

• Fraqueza e fadiga;
  • Perda de peso;
  • Mudanças de humor;
  • Náusea e vômito;
  • Fome e sede frequentes;
  • Vontade de urinar várias vezes ao dia.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, o diabetes tipo 1 concentra entre 5 e 10% do total de pessoas com a doença.

Diabetes tipo 2

Ocorre quando o organismo não consegue aproveitar adequadamente a insulina produzida. A doença está relacionada ao sobrepeso, obesidade, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados. Os principais sintomas são:

• Visão embaçada;
  • Fome e sede frequentes;
  • Formigamento nos pés e mãos;
  • Feridas que demoram para cicatrizar;
  • Infecções frequentes na bexiga, rins e pele.

O tratamento também demanda uso de medicamentos, alimentação saudável e prática de exercícios, assim como o controle das causas relacionadas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, concentra cerca de 90% do total de pessoas com diabetes.

Tratamento nutricional para diabetes

O tratamento nutricional do paciente diabético é essencial no controle da doença. De modo geral, são quatro os objetivos principais do acompanhamento nutricional:

1. Promover padrões alimentares saudáveis, com ênfase na variedade alimentar e buscando alimentos com alta densidade nutricional. A intenção é atingir ou manter um peso saudável, normalizar a glicemia (taxa de açúcar no sangue) e prevenir complicações provenientes da doença.
  2. Atingir as necessidades nutricionais de cada paciente, levando em consideração suas preferências pessoais, culturais e religiosas e traçar metas tangíveis para que a mudança de comportamento seja duradoura.
  3. Manter o prazer pela comida com base no oferecimento de informações sobre escolhas alimentares livres de julgamentos.
  4. Fornecer as ferramentas adequadas para que o próprio paciente desenvolva padrões alimentares saudáveis sem focar em macronutrientes e micronutrientes.

O paciente diabético precisa de uma alimentação saudável indefinidamente. Por esse motivo, a melhor dieta é aquela que ele vai conseguir seguir por toda a vida. Existem algumas estratégias nutricionais que, comprovadamente, funcionam para melhora do perfil glicêmico:

• Dieta DASH;
  • Dietas plant based;
  • Dietas low carb;
  • Dieta do mediterrâneo.

Mas, não existe uma dieta única recomendada para todos, tampouco um número universal de calorias, carboidratos, proteínas e gorduras que as pessoas com diabetes podem ou não comer, baseado em suas preferências e necessidades individuais. Desse modo, para escolher a estratégia nutricional mais eficiente para o seu caso, o ideal é ter o acompanhamento de um nutricionista especializado.

Faça um acompanhamento nutricional com a Dra. Diana Ruffato

A Dra. Diana Ruffato é especializada em nutrição hospitalar e atua no tratamento nutricional para pacientes diabéticos. Agende uma consulta e cuide da sua saúde.