Abordagens Nutricionais na Obesidade e Complicações Metabólicas: O Papel da Alimentação
13 de novembro de 2024
Pesquisas recentes questionam relação de peso e saúde: “Estima-se que de 15% a 45% dos obesos são considerados...
20 de maio de 2022
Os carboidratos (pães, biscoitos, cereais, arroz, massas, batata, grãos, vegetais, frutas, sucos, leite, iogurtes, açúcar, alimentos que contêm açúcar, mel) são fonte de energia celular, pois atuam na liberação de glicose e na manutenção metabólica e glicêmica.
E você sabia que 100% do carboidrato ingerido é transformado em glicose? Sendo assim, não é à toa que essa categoria de alimentos é um dos focos do tratamento do diabetes. Neste cenário, uma das estratégias nutricionais recomendadas para pacientes com diabetes é a contagem de carboidratos. Mas, afinal: o que é, como funciona e quais os benefícios?
De acordo com o Manual de Contagem de Carboidratos para Pessoas com Diabetes, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Diabetes, a contagem de carboidratos é uma estratégia nutricional que tem o objetivo de fornecer ao paciente diabético maior flexibilidade no que diz respeito a sua alimentação e estilo de vida.
Com ele é possível controlar a glicemia e ajustar as doses de insulina controlando as quantidades de carboidratos ingeridas em cada uma das refeições. Dessa forma, a principal missão é encontrar um equilíbrio entre a glicemia, a quantidade de carboidratos ingerida e a quantidade de insulina necessária ( quando se faz uso de insulina).
A contagem de carboidratos é indicada para todo paciente com diabetes. No diabetes tipo 2, cujo tratamento pode ser baseado em dieta e atividade física ou com medicações orais e com ou sem insulina, a terapia de contagem de carboidratos é denominada nível primário.
No caso de diabetes tipo 1, a contagem de carboidratos no nível secundário e avançado pode ser utilizada na terapia com múltiplas doses e na terapia de bomba de insulina.
Indico que leiam o Manual de Contagem de Carboidratos da Sociedade Brasileira de Diabetes, disponivel em: https://diabetes.org.br/wp-content/uploads/2021/05/manual-de-contagem-de-carbo.pdf
Depois procurem a ajuda de um nutricionista para traçar junto com ele as metas de consumo de energia e carboidratos e fazer o acompanhamento com ajustes.
Com a contagem de carboidratos é possível montar uma estratégia nutricional mais flexível, centrada no indivíduo e efetiva no controle do diabetes .
A Dra. Diana Ruffato é nutricionista especializada no tratamento nutricional do diabetes. Para entender melhor a contagem de carboidratos e montar uma estratégia nutricional personalizada para a sua necessidade, agende agora uma consulta.
Gostaria de receber uma ligação?