Dieta para Redução do Risco de câncer Colorretal
1 de novembro de 2024
Você sabia que uma alimentação adequada ajuda a combater e prevenir diversas doenças? Uma dessas doenças é o...
2 de dezembro de 2022
A alimentação para diabéticos tem papel fundamental no controle dessa doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Mas, saber exatamente o que pode e o que não pode na dieta para controle do diabetes é um processo que gera muitas dúvidas e acaba confundindo os pacientes.
Antes de qualquer coisa, todo planejamento alimentar deve ser personalizado. Uma alimentação saudável e balanceada atende às necessidades nutricionais individuais de cada pessoa com a ingestão de alimentos em qualidade e quantidades suficientes.
O planejamento também deve se ajustar ao gosto, à personalidade, às tradições familiares e culturais, ao estilo de vida e também ao orçamento do paciente. Mas, existem algumas dicas que são universais e podem ser adotadas por quase todos os pacientes com diabetes.
Se você tem diabetes, inclua na sua dieta alimentos de todos os grupos alimentar: frutas, hortaliças, leguminosas, óleos e gorduras, leite e derivados, carnes e cereais, por exemplo. Uma dieta saudável é variada e abrangente, considerando a realidade de cada pessoa.
Cada organismo necessita de uma quantidade diferente de calorias para funcionar corretamente e ficar bem nutrido. Sendo assim, de acordo com o seu planejamento nutricional é importante não exagerar nas quantidades. Um exercício de fome e saciedade pode te ajudar nessa meta.
No consumo de carnes e aves, procure sempre dar preferência às opções de carnes e aves magras e preparadas com pouca gordura (cozidas, grelhadas ou assadas).
Associar fontes de carboidratos a fontes de fibra, proteína e gordura de boa qualidade ajudam o carboidrato a ser absorvido mais lentamente, o que reduz os picos glicêmicos.
A contagem de carboidratos é uma estratégia nutricional que aumenta a flexibilidade na alimentação para que o paciente possa regular a glicemia e ajustar as doses de insulina. O objetivo é equilibrar a glicemia, a quantidade de carboidratos ingerida e a quantidade de insulina necessária (quando se faz uso de insulina).
Na alimentação para diabéticos, é imprescindível ter o acompanhamento nutricional de um profissional especializado. Isso porque, lembre-se, cada indivíduo é único e possui características particulares que fazem com que uma única dieta não traga os mesmos resultados para todos.
A Dra. Diana Ruffato é nutricionista especialista em doenças e possui ampla experiência no acompanhamento nutricional de pacientes com diabetes. Aqui você irá encontrar um atendimento humanizado e personalizado para a sua necessidade. Agende agora uma consulta e saiba como é possível controlar a doença através da alimentação.
Gostaria de receber uma ligação?