Dietas Plant – Based

Dietas Plant – Based

Dietas Plant- BasedVamos a tradução literal do título: dietas baseadas em plantas. Não está escrito dieta exclusiva de plantas, correto? Portanto, já sabemos o conceito dessa abordagem dietética: é uma alimentação cuja base são os vegetais, legumes, frutas e grãos integrais!

Ou seja, o que se come na grande maioria das vezes e nas refeições, são alimentos de origem vegetal. Isso não exclui o consumo de alimentos de origem animal, como acontece em dietas veganas, por exemplo.

Muitas evidências científicas apontam que o consumo de uma alimentação com base em alimentos de origem vegetal é extremamente benéfico, uma vez que são muito ricas em nutrientes e antioxidantes. São com certeza uma boa opção para prevenção e tratamento de uma infinidade de doenças crônicas e podem ser adotadas tranquilamente por atletas.

Entretanto, um cuidado deve ser tomado, a mídia a alguns programas vem trazendo essa questão de forma pouco científica e muito sensacionalista. Pouco científica pois adotam 1 ou 2 estudos feitos com uma amostragem muitas vezes pequena e uma metodologia falha como verdade universal e sensacionalista, pois adotam posições extremistas.

Dietas exclusivamente a base de vegetais trazem, sim, deficiências, e isso está muito bem estabelecido no meio científico. Deficiências de ferro e principalmente vitamina B12 são vistas em um número muito grande de pessoas que se mantem nessa dieta por longos períodos. Já uma dieta com base em vegetais e consumo esporádico de fontes animais são mais difíceis de apresentarem deficiência. Se um indivíduo inclui carnes ou ovos ou peixes na sua alimentação mesmo que poucas vezes na semana, isso já pode ser suficiente para ele não necessitar de suplementação e essa é a parte do sensacionalismo que vemos em alguns programas que alegam ser necessária a suplementação mesmo na presença de fontes animais na dieta.

Mais uma vez, o ideal não é o 8 e nem o 80! Sejamos críticos! Não é necessário o excesso de fontes animais, mas a falta completa dos mesmo faz diferença para o corpo humano, sim. Claro que se uma pessoa, por questões de valores ou ideais, prefere uma dieta sem produtos animais ela deve ser respeitada, e hoje contamos com muitos suplementos que podem ajudar esse indivíduo a se manter saudável sempre. Mas se esse não é seu caso e você está apenas procurando uma opção mais saudável já adianto que o meio termo é o melhor caminho.

Leia Mais

  • dieta-low-carb

    Dieta Low Carb

    A Dieta Low Carb está em alta atualmente e não é nenhuma novidade. Começou com a Dieta Revolucionári...

  • Jejum Intermitente

    Jejum Intermitente

    A Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) publicou recentemente um documento que faz orientações ...

  • Dietas Plant- Based

    Dietas Plant – Based

    Vamos a tradução literal do título: dietas baseadas em plantas. Não está escrito dieta exclusiva de ...



Olá!

Gostaria de receber uma ligação?