Nutricionista para Hepatopatias em Tamboré

O fígado é imprescindível para a manutenção da vida e diferentes patologias podem afetar seu funcionamento. São as chamadas hepatopatias. No tratamento e prevenção dessas doenças, consultar um nutricionista para hepatopatias em Tamboré, bairro da cidade de São Paulo, é um passo fundamental para evitar consequências mais graves.

Quando consultar um nutricionista para hepatopatias em Tamboré?

O fígado é responsável por metabolizar carboidratos, proteínas, gorduras e esteróides, armazenar e ativar vitaminas e minerais, pela formação e excreção da bile, pela conversão de amônio em ureia e pela filtração de metabólitos tóxicos, medicamentos e álcool.

Já as hepatopatias são um conjunto de doenças que podem comprometer o funcionamento do órgão. O nutricionista para hepatopatias em Tamboré deve ser consultado por todo paciente com risco ou diagnóstico definido de algum tipo de hepatopatia, causadas por:

  • Infecções pelos vírus da hepatite (A, B ou C);
  • Hepatite por consumo excessivo de álcool ou alguns medicamentos;
  • Acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática alcoólica ou não alcoólica).

Alguns sintomas específicos, como icterícia, fadiga, prurido, dores abdominais, distensão abdominal e hemorragia, por exemplo, podem indicar a necessidade de consultar um gastroenterologista e um nutricionista especialista em doenças do fígado.

Como um nutricionista para hepatopatias pode ajudar?

O fígado é capaz de se regenerar, desde que tenha de 10 a 20% de tecido saudável. Neste sentido, o papel do nutricionista no tratamento e até na prevenção das hepatopatias é contribuir para a adoção de uma estratégia nutricional que não sobrecarregue o órgão.

Para isso, o nutricionista para hepatopatias em Tamboré segue a diretriz da Sociedade Brasileira de Hepatopatia, especialmente no que diz respeito à esteatose hepática: quantidades moderadas de carboidratos e baixa quantidade de gorduras trans e saturada.

Embutidos, enlatados, frituras, carnes gordurosas, doces e açúcares em excessos devem ser evitados, carboidratos, preferencialmente em sua forma integral, devem ser consumidos moderadamente e o consumo de frutas, verduras e legumes, carnes brancas (principalmente peixes), gorduras monoinsaturadas (azeite, abacate, castanhas) e proteínas de fontes vegetais (grão de bico, lentilha, feijão, ervilha) deve ser aumentado.

Consulte uma nutricionista para hepatopatias em Tamboré

A Dra. Diana Ruffato é nutricionista especializada no tratamento de doenças, incluindo as hepatopatias. Todo tratamento orientado pela profissional é baseado nas necessidades e individualidades de cada paciente e nas especificidades de cada caso. Agende agora uma consulta.

Solicite seu orçamento

Como funciona a dietoterapia indicada para o tratamento de pacientes com gota?

Antes de mais nada, vale ressaltar que fazer dieta não significa simplesmente restringir, mas sim balancear a alimentação de modo que comer seja não apenas saudável, mas também prazeroso. Dito isso, na dietoterapia indicada para o tratamento de pacientes com gota, o principal objetivo é reduzir o consumo de alimentos ricos em purinas. 

Neste contexto, um nutricionista para gota em Cotia, que seja especializado, pode fazer uma série de recomendações específicas e individuais para cada paciente, sempre focando na qualidade de vida, como:

  • beber bastante água;
  • praticar atividade física;
  • evitar bebidas alcoólicas;
  • ingerir leite e derivados com baixo teor de gordura;
  • aumentar a ingestão de alimentos de origem vegetal.

Consulte uma nutricionista para gota em Cotia

Está precisando de um nutricionista para gota em Cotia? A Dra. Diana Ruffato é especialista no tratamento nutricional de doenças. Por isso, se você precisa de orientação para controlar as crises dessa condição, agende agora uma mesmo uma consulta!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?