O fígado é o principal órgão metabólico do corpo humano — responsável por mais de 500 funções, incluindo o metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras, a síntese de albumina e de fatores de coagulação, a detoxificação e o armazenamento de vitaminas e minerais. Quando o fígado está comprometido, a nutrição torna-se um componente crítico do tratamento.
A Dra. Diana Ruffato possui formação em Nutrição Hospitalar com aprimoramento de dois anos no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC-USP), onde o atendimento a pacientes com hepatopatias faz parte da rotina clínica de alta complexidade. Ela oferece acompanhamento nutricional especializado para pacientes com esteatose hepática, hepatites virais, cirrose, insuficiência hepática e pós-transplante hepático.
Como funciona o acompanhamento nutricional para Hepatopatias?
Avaliação nutricional específica para hepatopatas
Pacientes com doença hepática têm particularidades na avaliação nutricional — o peso e o IMC podem estar distorcidos por edema e ascite. Por isso, a Dra. Diana utiliza métodos de avaliação validados para essa população, como a avaliação da força muscular e de parâmetros específicos.
Análise de exames laboratoriais
Albumina, bilirrubinas, TGO, TGP, gama-GT, fosfatase alcalina, TP/INR, sódio, potássio, magnésio, zinco e vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) são avaliados para orientar a conduta nutricional com precisão e segurança.
Plano alimentar para a doença hepática
O plano é adaptado à fase e à gravidade da doença. Em pacientes com cirrose compensada, o foco é na manutenção da massa muscular com oferta proteica adequada. Em fases descompensadas com encefalopatia, ascite ou hiponatremia, estratégias específicas de controle de proteína, sódio e líquidos são aplicadas. O uso de proteínas de fonte vegetal, probióticos e suplementos específicos é avaliado conforme a indicação.
Acompanhamento e prevenção de complicações
As consultas de retorno monitoram a evolução clínica e laboratorial, ajustando o plano conforme a progressão ou melhora da doença, sempre em integração com a equipe médica responsável.
Por que o suporte nutricional especializado é fundamental nas Hepatopatias?
- A desnutrição e a sarcopenia são complicações presentes em até 80% dos pacientes com cirrose avançada e estão associadas a pior prognóstico e maior mortalidade.
- A restrição proteica desnecessária — ainda prescrita por alguns profissionais em casos de encefalopatia — é hoje contraindicada pelas principais diretrizes internacionais; a abordagem correta é baseada em evidências atualizadas.
- O controle de sódio e líquidos na dieta é determinante para o manejo da ascite e do edema, reduzindo a necessidade de paracenteses e diuréticos.
- Deficiências de zinco, vitamina D e vitaminas lipossolúveis são frequentes em hepatopatas e precisam ser corrigidas de forma personalizada.
- Na esteatose hepática não alcoólica (MASLD), a intervenção nutricional é o tratamento de primeira linha — não existe medicamento aprovado mais eficaz do que mudança alimentar e de estilo de vida nessa condição.
- O acompanhamento nutricional pré e pós-transplante hepático é fundamental para o sucesso do procedimento e a recuperação do paciente.
Conheça a Dra. Diana Ruffato
Olá, sou a Dra. Diana Ruffato, Nutricionista em Alphaville com atendimento online para todo o Brasil. Seja muito bem-vindo a minha página profissional!
Tenho uma formação em um curso de nutrição com foco em nutrição hospitalar, diferente de todos os outros cursos de nutrição do país que tem um foco maior em saúde pública e prevenção. Além de passar os 5 anos da faculdade dentro de um hospital, fiz mais 2 anos de aprimoramento em Nutrição Hospitalar e Mestrado e Doutorado com Doenças Raras.
Coloco dedicação e amor em tudo o que me proponho a fazer na vida e a Nutrição me permite ajudar as pessoas a viver uma vida mais leve e com mais saúde.
Minha experiência profissional foi toda voltada para a nutrição clínica e tratamento de doenças crônicas e agudas, o que torna meu atendimento diferenciado.
Sou Nutricionista formada pelo curso de Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP- RP. Cursei Aprimoramento em Nutrição Hospitalar do Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto, USP com duração de 2 anos.
Mestre em Ciências pelo programa de pós-graduação em saúde da criança e do adolescente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e Doutora em Ciências também pelo programa de pós-graduação em saúde da criança e do adolescente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP.
Aperfeiçoamento em Nutrição Clínica e Comportamento Alimentar pela USP/FMRP, e curso Eat for Life. 10 Semanas de abordagens de mindful eating com a Ph.D. Lynn Rossy.
Ex-Docente na Universidade de Franca, SP. Foi supervisora de estágio no Hospital Santa Casa de Franca e Ribeirão Preto – SP.
Ver Currículo LattesPosso te ajudar?
Posso te ajudar?