Nutricionista para Hepatopatias em Cotia

As doenças que afetam o fígado, caso não sejam identificadas precocemente e tratadas de forma adequada, podem comprometer o funcionamento desse órgão tão importante para a vida humana. Um nutricionista para hepatopatias em Cotia, por exemplo, é um profissional que pode ajudar não apenas no tratamento, mas também na prevenção.

Por que consultar um nutricionista para hepatopatias?

Metabolizar carboidratos, proteínas, gorduras e esteroides, armazenar e ativar vitaminas e minerais, produção e excreção de bile, conversão de amônio em ureia e filtragem de metabólitos tóxicos, medicamentos e álcool são as principais funções do fígado.

Sendo assim, qualquer doença que comprometa seu funcionamento pode trazer sérias consequências. O nutricionista para hepatopatias em Cotia, município do estado de São Paulo, pode ser consultado para contribuir no tratamento de hepatopatias causadas por:

  • Infecções pelos vírus da hepatite (A, B ou C);
  • Hepatite por consumo excessivo de álcool ou alguns medicamentos;
  • Acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática alcoólica ou não alcoólica).

O nutricionista deve ser consultado porque o fígado, quando tem de 10 a 20% de tecido saudável, é capaz de se regenerar e, para não sobrecarregá-lo enquanto se recupera, adotar uma dieta contendo quantidades moderadas de carboidratos e baixa quantidade de gorduras trans e saturada é indispensável.

Solicite seu orçamento

Qual o tratamento indicado pelo nutricionista para hepatopatias em Cotia?

É importante destacar que não existe uma dieta universal que seja indicada para todos os pacientes com algum tipo de hepatopatia. Cada caso deve ser avaliado individualmente e a estratégia nutricional indicada deve ser personalizada de acordo com o perfil do paciente.

Dessa forma, o papel do nutricionista para hepatopatias em Cotia acaba sendo orientar as escolhas do paciente de forma individual, mas sempre com base em diretrizes definidas por entidades médicas, como a Sociedade Brasileira de Hepatopatia, por exemplo.

Embutidos, enlatados, frituras, carnes gordurosas, doces e açúcares em excesso devem ser evitados, carboidratos, preferencialmente em sua forma integral, devem ser consumidos moderadamente. Já o consumo de frutas, verduras e legumes, carnes brancas (principalmente peixes), gorduras monoinsaturadas (azeite, abacate, castanhas) e proteínas de fontes vegetais (grão de bico, lentilha, feijão, ervilha) deve ser aumentado.

Consulte a Dra. Diana Ruffato, nutricionista para hepatopatias em Cotia

A Dra. Diana Ruffato é especialista no tratamento nutricional de doenças. Se você precisa de nutricionista para hepatopatias em Cotia, agende uma avaliação.

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?