Nutricionista para Gota em Cotia

A gota é uma condição que ocorre quando os níveis de ácido úrico no sangue estão muito altos, o que pode ser influenciado pela ingestão de alimentos ricos em purinas. Porém, o corpo não consegue eliminar o excesso, formando cristais que se depositam nas articulações e causam inflamação, dor e inchaço. Por isso, ter o acompanhamento de um nutricionista para gota em Cotia é essencial para quem sofre com a doença. 

Por que consultar nutricionista para gota em Cotia?

A gota é causada pela produção em excesso ou pela eliminação deficiente de ácido úrico do organismo. Os principais sintomas são: inchaço, dor intensa e vermelhidão nas articulações.

Entre os fatores externos que influenciam no desenvolvimento da doença e nas crises, podemos destacar a predisposição genética, problemas no funcionamento dos rins e a ingestão elevada de álcool. Além da alimentação e alta ingestão de alimentos ricos em purinas.

Sendo assim, o acompanhamento e tratamento dessa condição que acomete as articulações deve ser feita por uma equipe multidisciplinar formada por um médico reumatologista e diversos outros especialistas, incluindo um nutricionista para gota em Cotia.

O papel do nutricionista, inclusive, é orientar o paciente na adoção de uma dieta que contribua para controlar os sintomas e reduzir a frequência das crises. E é recomendado que ele seja consultado principalmente quando o tratamento medicamentoso é ineficiente. 

Solicite seu orçamento

Como funciona a dietoterapia indicada para o tratamento de pacientes com gota?

Antes de mais nada, vale ressaltar que fazer dieta não significa simplesmente restringir, mas sim balancear a alimentação de modo que comer seja não apenas saudável, mas também prazeroso. Dito isso, na dietoterapia indicada para o tratamento de pacientes com gota, o principal objetivo é reduzir o consumo de alimentos ricos em purinas. 

Neste contexto, um nutricionista para gota em Cotia, que seja especializado, pode fazer uma série de recomendações específicas e individuais para cada paciente, sempre focando na qualidade de vida, como:

  • beber bastante água;
  • praticar atividade física;
  • evitar bebidas alcoólicas;
  • ingerir leite e derivados com baixo teor de gordura;
  • aumentar a ingestão de alimentos de origem vegetal.

Consulte uma nutricionista para gota em Cotia

Está precisando de um nutricionista para gota em Cotia? A Dra. Diana Ruffato é especialista no tratamento nutricional de doenças. Por isso, se você precisa de orientação para controlar as crises dessa condição, agende agora uma mesmo uma consulta!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?