Tratamento para Hepatopatias em Porto Acre

O fígado é responsável pela eliminação de substâncias tóxicas e pela produção de bile, substância que atua na digestão de gorduras. Por essa razão, é importante ficar atento ao surgimento de hepatopatias, doenças que afetam o fígado e comprometem essas funções. 

Nem todo mundo sabe, mas o acompanhamento de um nutricionista é fundamental na prevenção e no tratamento nutricional das hepatopatias em Porto Acre. Além disso, muitas pessoas têm dúvidas sobre como o profissional pode ajudá-las neste contexto.

O que são Hepatopatias em Porto Acre?

As hepatopatias são doenças crônicas que afetam o fígado dos moradores, homens e mulheres de todas as idades, deste município localizado no estado do Acre. De modo geral, as hepatopatias são causadas por quatro fatores:

  • Vírus da hepatite A, B e C;
  • Acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática);
  • Hepatite causada pelo consumo excessivo de álcool;
  • Uso prolongado de alguns medicamentos e substâncias tóxicas. 

Uma das hepatopatias mais frequentes é a esteatose hepática (gordura no fígado) não alcoólica, que costuma estar associada a outras questões, sendo a obesidade, o diabetes e os níveis de colesterol e triglicérides altos as principais. 

Embora a gordura no fígado seja um problema reversível, a falta de acompanhamento médico e nutricional adequado pode piorar o quadro, levando ao desenvolvimento de cirrose (inflamação crônica do fígado) e a necessidade de um transplante. 

Solicite seu orçamento

Como funciona o Tratamento Nutricional para Hepatopatias em Porto Acre?

Para o tratamento nutricional das hepatopatias em Porto Acre, a adoção de uma dieta balanceada que considere, ao mesmo tempo, as necessidades nutricionais e as preferências do paciente, é fundamental. De modo geral, é importante evitar:

  • Industrializados;
  • Carnes vermelhas;
  • Carnes gordurosas;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Enlatados e frituras.

Também é importante incluir ou aumentar o consumo de alguns alimentos específicos. Neste sentido, a dieta do mediterrâneo, rica em frutas, verduras, legumes, carnes brancas, gorduras monoinsaturadas e proteínas de fonte vegetal, se mostra uma boa opção.

Consulte um Nutricionista em Porto Acre e cuide da sua saúde

As estratégias nutricionais para prevenção e tratamento nutricional das hepatopatias em Porto Acre não precisam ser encaradas como uma obrigação: é possível manter uma alimentação saudável sem perder o prazer pela comida.

Para mais informações, agende uma consulta com a Dra. Diana Ruffato, especialista em nutrição hospitalar, faça uma avaliação completa e tire suas dúvidas.

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?