Tratamento para Hepatopatias em Maceió

O acompanhamento de um nutricionista especializado é extremamente importante na prevenção e no tratamento das doenças que comprometem o funcionamento do fígado, como é o caso, por exemplo, da esteatose hepática (gordura no fígado).

No entanto, nem todos os pacientes têm consciência do trabalho desenvolvido por um nutricionista no tratamento nutricional das hepatopatias em Maceió. Afinal, como um nutricionista pode auxiliar pacientes com problemas no fígado?

Tratamento Nutricional para Hepatopatias em Maceió

As doenças do fígado são causadas por infecção pelos vírus da hepatite A, B e C, por hepatite causada pelo consumo excessivo de álcool, uso prolongado de alguns medicamentos e substâncias tóxicas e pelo acúmulo de gordura no fígado.

Os casos crônicos, que evoluem ao longo do tempo, podem levar à cirrose e à necessidade de um transplante de fígado. A esteatose hepática não alcoólica, por exemplo, está relacionada a questões como obesidade, diabetes, colesterol e triglicérides altos.

Para manter essas e outras doenças controladas, no tratamento nutricional das hepatopatias em Maceió a adoção de uma dieta saudável e equilibrada durante toda a vida é fundamental. O ideal é que o paciente evite o consumo excessivo de:

  • Bebidas alcoólicas;
  • Carnes gordurosas;
  • Frituras e enlatados;
  • Alimentos industrializados;
  • Carnes vermelhas em geral.

Além disso, a dieta do mediterrâneo, baseada em frutas, verduras e legumes, carnes brancas (principalmente peixes), gorduras monoinsaturadas (azeite, abacate, castanhas) e proteínas de fonte vegetal (grão de bico, lentilha, feijão, ervilha) é recomendada.

Solicite seu orçamento

Dicas para escolher um bom Nutricionista em Maceió

Engana-se quem pensa que um acompanhamento nutricional tem como objetivo único o emagrecimento ou controle do peso. O nutricionista é um profissional qualificado para auxiliar o paciente a ter uma alimentação saudável, equilibrada e prazerosa.

Da mesma forma, o profissional está preparado para, junto ao paciente, definir uma dieta que contenha todos os grupos alimentares necessários e seja capaz de controlar doenças, incluindo as hepatopatias. Para escolher um bom nutricionista, observe a qualificação do profissional.

Essas são dicas básicas que podem ajudá-lo a encontrar um nutricionista de confiança. Entretanto, o primeiro passo é definir os seus objetivos. No caso das hepatopatias, a missão do nutricionista será auxiliá-lo no controle de doenças ligadas à alimentação.

Consulte um Nutricionista e cuide da sua saúde alimentar

Lembre-se que o plano alimentar deve ser elaborado individualmente, de acordo com as suas características e necessidades. Entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Diana Ruffato, especialista no tratamento nutricional de doenças, incluindo hepatopatias em Maceió.

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?