O fígado é o principal órgão metabólico do corpo humano — responsável por mais de 500 funções, incluindo o metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras, a síntese de albumina e de fatores de coagulação, a detoxificação e o armazenamento de vitaminas e minerais. Quando o fígado está comprometido, a nutrição torna-se um componente crítico do tratamento.
A Dra. Diana Ruffato possui formação em Nutrição Hospitalar com aprimoramento de dois anos no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC-USP), onde o atendimento a pacientes com hepatopatias faz parte da rotina clínica de alta complexidade. Ela oferece acompanhamento nutricional especializado para pacientes com esteatose hepática, hepatites virais, cirrose, insuficiência hepática e pós-transplante hepático.
Como funciona o acompanhamento nutricional para Hepatopatias?
Avaliação nutricional específica para hepatopatas
Pacientes com doença hepática têm particularidades na avaliação nutricional — o peso e o IMC podem estar distorcidos por edema e ascite. Por isso, a Dra. Diana utiliza métodos de avaliação validados para essa população, como a avaliação da força muscular e de parâmetros específicos.
Análise de exames laboratoriais
Albumina, bilirrubinas, TGO, TGP, gama-GT, fosfatase alcalina, TP/INR, sódio, potássio, magnésio, zinco e vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) são avaliados para orientar a conduta nutricional com precisão e segurança.
Plano alimentar para a doença hepática
O plano é adaptado à fase e à gravidade da doença. Em pacientes com cirrose compensada, o foco é na manutenção da massa muscular com oferta proteica adequada. Em quadros descompensados, com encefalopatia, ascite ou hiponatremia, as necessidades nutricionais são individualizadas em conjunto com a equipe médica. Restrições de proteína, sódio ou líquidos não devem ser adotadas por conta própria. O uso de proteínas de fonte vegetal, probióticos e suplementos específicos é avaliado conforme a indicação.
Acompanhamento e prevenção de complicações
As consultas de retorno monitoram a evolução clínica e laboratorial, ajustando o plano conforme a progressão ou melhora da doença, sempre em integração com a equipe médica responsável.
Por que o suporte nutricional especializado é fundamental nas Hepatopatias?
- A desnutrição e a perda de massa e força muscular podem ocorrer na cirrose e precisam ser avaliadas para orientar o cuidado nutricional.
- A restrição proteica desnecessária — ainda prescrita por alguns profissionais em casos de encefalopatia — é hoje contraindicada pelas principais diretrizes internacionais; a abordagem correta é baseada em evidências atualizadas.
- A adequação de sódio e, quando indicada pela equipe médica, de líquidos faz parte do manejo da ascite e do edema. A orientação deve considerar exames e condições individuais.
- Deficiências de zinco, vitamina D e vitaminas lipossolúveis são frequentes em hepatopatas e precisam ser corrigidas de forma personalizada.
- Na esteatose hepática associada à disfunção metabólica (MASLD), a alimentação e as mudanças de hábitos são componentes centrais do cuidado. A necessidade de tratamento farmacológico depende da avaliação médica e do contexto clínico.
- O acompanhamento nutricional pré e pós-transplante hepático é fundamental para o sucesso do procedimento e a recuperação do paciente.
Conheça a Dra. Diana Ruffato
Olá, sou a Dra. Diana Ruffato, Nutricionista em Alphaville com atendimento online para todo o Brasil. Seja muito bem-vindo a minha página profissional!
Tenho uma formação em um curso de nutrição com foco em nutrição hospitalar, diferente de todos os outros cursos de nutrição do país que tem um foco maior em saúde pública e prevenção. Além de passar os 5 anos da faculdade dentro de um hospital, fiz mais 2 anos de aprimoramento em Nutrição Hospitalar e Mestrado e Doutorado com Doenças Raras.
Coloco dedicação e amor em tudo o que me proponho a fazer na vida e a Nutrição me permite ajudar as pessoas a viver uma vida mais leve e com mais saúde.
Minha experiência profissional foi toda voltada para a nutrição clínica e tratamento de doenças crônicas e agudas, o que torna meu atendimento diferenciado.
Sou Nutricionista formada pelo curso de Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP- RP. Cursei Aprimoramento em Nutrição Hospitalar do Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto, USP com duração de 2 anos.
Mestre em Ciências pelo programa de pós-graduação em saúde da criança e do adolescente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e Doutora em Ciências também pelo programa de pós-graduação em saúde da criança e do adolescente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP.
Aperfeiçoamento em Nutrição Clínica e Comportamento Alimentar pela USP/FMRP, e curso Eat for Life. 10 Semanas de abordagens de mindful eating com a Ph.D. Lynn Rossy.
Ex-Docente na Universidade de Franca, SP. Foi supervisora de estágio no Hospital Santa Casa de Franca e Ribeirão Preto – SP.
Ver Currículo LattesPosso te ajudar?
Posso te ajudar?