O grande dilema da perda de peso…. vamos falar um pouco sobre a minha experiencia (profissional e pessoal) nesse assunto e ver se o que eu digo aqui faz sentido para vocês…

Muitos tem uma fórmula para perder peso e todos, e cada dia mais, QUEREM perder peso… Por isso, algumas pessoas, nem sempre profissionais da saúde, dizem possuir essa fórmula e uma quantidade cada vez maior de estratégias nutricionais tem surgido com a promessa da perda de peso. Apesar das redes sociais estarem bem lotadas de pessoas dizendo terem conseguido a barriga tanquinho, o que vemos na realidade, fora do mundo virtual, é que a obesidade apenas aumentou em TODOS os países no mundo nos últimos 20 anos!

Se tem algo que qualquer um que gostaria e/ou tentou perder peso nesses últimos anos acredita é que low carb tem que ser estilo de vida, fazer jejum intermitente é imprescindível, abacate e ovo são a base da alimentação, plant based e/ou cetogênica são sinônimos de saúde e barriga tanquinho. Esses são os queridinhos da perda de peso atuais, daqui 20 anos isso com certeza mudará…E mesmo com esse conhecimento, com todas essas estratégias em alta, a obesidade e a insatisfação corporal está apenas aumentando…

Para piorar a situação, os transtornos alimentares agora dispararam! Além da população estar apenas ganhando peso ela está desenvolvendo também comeres transtornados. Servir um jantar ou um almoço para um amigo, familiar ou colega está extremamente desafiador… Lembro da minha infância quando oferecer uma lasanha em um almoço de domingo era garantia de sucesso e satisfação de todos, hoje, para muitos, isso é sinônimo de desapontamento. E apenas para frisar que o número de pessoas obesas hoje é maior do que na minha infância. Isso me faz questionar o processo…

Falando um pouco sobre o “como” perder peso; na literatura científica, até agora, quando as diversas estratégias nutricionais são comparadas a longo prazo, por mais de 1 ano, principalmente dietas low carb, dieta do mediterrâneo e dieta baixa em gorduras, todas tem resultados semelhantes, ou seja, a perda de peso usando qualquer uma dessas estratégias foi igual a longo prazo.

Portanto, a meu ver, não existe uma única forma. O que funciona para seu vizinho não funciona para você e isso não tem absolutamente nada relacionado com falta de força de vontade ou foco! O culto pela magreza, a necessidade da alimentação “saudável” está produzindo cada vez mais pessoas doentes, que valorizam apenas a forma e deixam de ver o ser humano por inteiro, com todas as suas verdadeiras virtudes.

Entendam, a perda de peso muitas vezes se faz necessária sim para manter a saúde, modificações na alimentação e estilo de vida são sim necessárias, o problema é o como fazer isso mantendo a saúde física e mental!

Acredito em abordagens gentis, nas quais a retomada da conexão com o corpo é o foco principal. Nas quais as mudanças são feitas de acordo com a individualidade de cada um e cada pessoa é o protagonista da mudança. Não existe regra, não existe uma única forma. O que existe é a história por de trás daquele peso e a pessoa além do peso.

Quer fazer uma Avaliação ou
marcar uma Consulta ?
Conheça a nutricionista

Olá, sou a Dra. Diana Ruffato, Nutricionista em Alphaville com atendimento online para todo o Brasil.  Seja muito bem-vindo a minha página profissional!

Tenho uma formação em um curso de nutrição com foco em nutrição hospitalar, diferente de todos os outros cursos de nutrição do país que tem um foco maior em saúde pública e prevenção. Além de passar os 5 anos da faculdade dentro de um hospital, fiz mais 2 anos de aprimoramento em Nutrição Hospitalar e Mestrado e Doutorado com Doenças Raras.

Coloco dedicação e amor em tudo o que me proponho a fazer na vida e a Nutrição me permite ajudar as pessoas a viver uma vida mais leve e com mais saúde.

Minha experiência profissional foi toda voltada para a nutrição clínica e tratamento de doenças crônicas e agudas, o que torna meu atendimento diferenciado.

Sou Nutricionista formada pelo curso de Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP- RP. Cursei Aprimoramento em Nutrição Hospitalar do Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto, USP com duração de 2 anos.

Mestre em Ciências pelo programa de pós-graduação em saúde da criança e do adolescente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e Doutora em Ciências também pelo programa de pós-graduação em saúde da criança e do adolescente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP.

Ex-Docente na Universidade de Franca, SP. Foi supervisora de estágio no Hospital Santa Casa de Franca e Ribeirão Preto – SP.

Ver Currículo Lattes
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?