Existem muitas dietas para a perda de peso, e varias estratégias nutricionais que realmente funcionam, ajudam a melhorar a saciedade, melhoram parâmetros bioquímicos e diminuem o peso. Mas o que vemos na grande maioria das vezes é que apesar disso grande parte das pessoas recuperam o peso perdido e em alguns casos até aumentam o peso inicial. Enquanto que outras, uma minoria, mantem o peso perdido. O que acontece?
Então por que a maioria das pessoas que fazem dieta restritiva volta a ganhar peso?
Simples… Como você quer que seu corpo aprenda a dizer quando está com fome e quando está satisfeito se você impõe a ele a hora e a quantidade que ele deve comer como se fosse uma máquina desprovida de emoções e vontades?
O comer é muito mais do que nutrientes, é muito mais do que necessidades calóricas, é muito mais do que números… O comer envolve sentimento, emoções e momentos… Tudo isso precisa ser levado em consideração para enxergarmos a nossa relação com a comida. Só assim podemos começar a fazer mudanças para termos mais saúde física e mental que são componentes totalmente interligados.
Portanto o que realmente funciona é reconectar-se e dar a chance para o seu corpo mostrar a você que ele sabe quando e quanto comer, retomando seu prazer pela comida, fazendo as pazes com todo tipo de alimento, lembrando que o importante é se sentir bem, estar em paz com você mesmo e a perda de peso não será mais um objetivo e sim uma consequência de uma vida mais equilibrada e feliz.
Temos muitas ferramentas e diferentes abordagens que podem ajudar você a retomar seu contato com o corpo e adquirir autonomia para lidar com suas necessidades por toda a vida.
O ganho de peso excessivo é um problema de saúde que tem afligido milhares de pessoas ao redor do mundo. A população brasileira está cada dia mais pesada, atingindo o sobrepeso muitas vezes na infância e isso é um problema de saúde que requer tratamento.
Infelizmente grande parte das pessoas acha que estar acima do peso é uma questão ligada à preguiça para prática de atividades físicas e excesso de comida, no entanto, o sobrepeso é uma doença que requer cuidados médicos.
Se você está acima do seu peso ideal ou conhece alguém ou está com sobrepeso, continue lendo para esclarecer suas dúvidas sobre o assunto!
Aliás, é importante que toda a população saiba que o sobrepeso em qualquer idade é um problema que deve ser tratado e evitado.
Se seu peso está trazendo desconforto, insatisfação ou prejudicando sua saúde procure o nutricionista para fazer uma avaliação levando em consideração toda a sua composição corporal (masssa magra, massa gorda, percentual de agua e tecido ósseo).
Se você percebeu que está na hora de iniciar mudanças na sua rotina para ficar mais saudável, o ideal é procurar a ajuda de um nutricionista, que é o especialista capacitado para te orientar com relação aos seus hábitos alimentares para que você possa emagrecer de forma natural e saudável.
Outras opções para te ajudar nesse processo são:
Além da ida ao nutricionista, iniciar alguma atividade física que você goste certamente irá te ajudar a emagrecer e se livrar do sobrepeso.
E quando falamos “que você goste” é realmente uma atividade que te dê prazer em praticar, afinal, ir para a academia por obrigação não é uma técnica que irá te proporcionar bons resultados porque rapidamente você pode se perceber desmotivado.
Quem não toma água como deveria, acaba tendo mais fome porque o corpo tenta adquirir a água presente nos alimentos que você ingere como forma de se hidratar.
Se você deseja mesmo mudar sua alimentação em prol de uma melhor qualidade de vida e a conquista do corpo que sempre sonhou, está na hora de rever o que você compra no supermercado e deixa em sua casa!
Compre mais alimentos naturais, e quando digo isso me refiro a tudo que está na sua forma mais natural possível e evite alimentos ultraprocessados.
Como saber o que é natural e o que é ultraprocessado? Uma dica muito simples: quanto maior o número de ingredientes no rótulo do alimento mais processado ele é!
Por isso, as pessoas que desejam perder peso de forma muito rápida tendem a fazer dietas malucas e recuperar todo o peso perdido.
Se você quer tratar o seu sobrepeso está na hora de rever seus conceitos sobre alimentação e emagrecimento e passar a ter mais paciência com relação às mudanças do seu corpo, entendendo que perder peso todos os meses com o acompanhamento de um nutricionista é muito mais saudável e será duradouro.
Agora que você já sabe como tratar seu sobrepeso, qual profissional procurar e alguns hábitos que você pode começar a mudar hoje mesmo, deixamos para você o desafio de começar uma rotina mais saudável a partir de agora.
Conviver com o sobrepeso não é saudável emocional ou fisicamente falando, afinal, o excesso de peso é incômodo quando queremos comprar roupas ou sair de biquíni na praia, e se torna um problema ainda maior quando começa a afetar a saúde e o funcionamento correto de todos os órgãos do corpo. Por isso, melhorar sua alimentação é um ato de amor próprio.
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que causa perda da capacidade cognitiva e da memória de curto prazo. Confira o tratamento nutricional para o Alzheimer.
As hepatopatias são o conjunto de doenças que podem comprometer a função hepática (do fígado). Dentre os conjuntos das doenças temos as hepatites agudas, como as causadas por vírus, como a hepatite A, B e C.
Nefropatias são os conjunto de doenças renais. Podem ser crônicas (que evoluem lentamente e perduram por longos períodos da vida) ou agudas (doenças transitórias com cura em dias ou semanas).