O câncer é uma doença que cresce entre a população mundial e, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) só em 2018 foram registrados cerca de 582 mil novos casos. Além disso, a cada 10 pacientes com câncer, três desenvolvem a doença por conta de hábitos que são prejudiciais à saúde, como o tabagismo, consumo de álcool e obesidade.
O Câncer promove uma resposta inflamatória que acelera o metabolismo, causando a perda de peso as custas principalmente de massa magra, causando alterações na imunocompetência (mecanismos de proteção do corpo, como anticorpos e células de defesa) e gerando complicações no quadro do paciente ou até mesmo, a morte.
A síndrome anorexia-caquexia (falta de apetite e perda de peso acentuada) é uma complicação nutricional em pacientes com câncer, visto que a patologia causa um intenso consumo do tecido muscular e adiposo, perda involuntária de peso, anemia, astenia e balanço nitrogenado negativo, agravando o quadro de desnutrição.
Além disso o tratamento do câncer pode causar muita náusea, vômitos e desconfortos gastrointestinais, o que promove mais perda de peso e desnutrição.
O que fazer então?
A terapia nutricional tem por objetivo retardar a imunoinflamação, que acelera o metabolismo e causa a perda da massa magra, além melhorar o estresse oxidativo celular, balanço nitrogenado e a síndrome de anorexia-caquexia, que impactam diretamente no quadro do paciente.
Dessa forma serão adotadas medidas para suprir as necessidades calóricas e de nutrientes de cada paciente, levando em consideração seus exames e condição clínica. Para isso muitas vezes faz-se necessário o uso de suplementos ou complementos alimentares e um cálculo minucioso de uma dieta com maior densidade calórica, proteica e rica em nutrientes.
Alguns pontos devem ser considerados ao trabalhar a dieta de um paciente com câncer, pois muitas vezes são divulgados, mas necessitam de cautela ao serem abordados, entre eles o uso de antioxidantes, uso de imunomoduladores e uso de fitoterápicos.
Estudada desde 1990, a dieta imunomoduladora é uma terapia nutricional enriquecida com nutrientes especiais que têm um possível efeito terapêutico sobre os órgãos e sistemas vitais (sistema imunológico, intestino, fígado e sistema respiratório).
De acordo com os guidelines da Aspen (Associação Americana de Nutrição Parenteral e Enteral), imunomoduladores como arginina, ácidos nucleicos e ácidos graxos essenciais, podem trazer benefícios para pacientes que sofrem com desnutrição devido ao câncer ou que passaram ou passarão por uma intervenção cirúrgica de grande porte.
A definição de fitoterápicos, segundo a legislação brasileira, é: medicamento obtido empregando-se exclusivamente matérias-primas ativas vegetais. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) no 14, de 31 de março de 2010, fitoterápico é caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade.
Alguns fitoterápicos apresentaram efeitos antineoplásicos em estudos pré-clínicos. Contudo, não existem estudos clínicos demonstrando a efetividade e a segurança do uso de fitoterápicos para pacientes oncológicos, em decorrência dos riscos de toxicidade, interações medicamentosas e redução da resposta terapêutica ao tratamento clínico. Por isso NÃO se recomenda uso de fitoterápicos em pacientes oncológicos por hora.
Referência: Consenso nacional de nutrição oncológica. / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva; Nivaldo Barroso de Pinho – 2. ed. rev. ampl. atual. – Rio de Janeiro: INCA, 2016.
A Reeducação Alimentar consiste em mudar hábitos antigos, e ruins, com relação a alimentação, para hábitos melhores e mais saudáveis.
Tratamento para perda de peso? Obesidade e sobrepeso são problemas de saúde que afetam milhões de pessoas. Descubra como emagrecer de forma saudável.
As pancreatites são inflamações pancreáticas que podem altear as funções do pâncreas, comprometendo a produção e/ou eliminação das enzimas e hormônios produzidos por ele.