O termo cardiopatias é utilizado para abranger todas as doenças e condições médicas que acometem o coração e o sistema vascular de pacientes em todas as idades. Pessoas com algum tipo de cardiopatia devem ter atenção redobrada com a alimentação. 

Na dieta para cardiopatas, é importante encontrar equilíbrio e garantir o consumo adequado de alimentos e nutrientes benéficos ao coração e, da mesma forma, diminuir ou excluir da estratégia nutricional o consumo de alimentos prejudiciais à saúde cardíaca.

Tipos de cardiopatias e suas características

Os sintomas das cardiopatias podem variar, mas existem alguns sinais de alerta que levam o médico a fazer uma investigação mais detalhada. Entre eles, destacam-se:

  • fadiga;
  • falta de ar;
  • dores no peito (angina);
  • batimentos cardíacos irregulares;
  • tonturas, vertigens, desmaios;
  • inchaço nas mãos, pés e tornozelos;
  • cor de pele acinzentada ou azulada (cianose).

De modo geral, as cardiopatias mais frequentes podem ser classificadas em cardiopatias congênitas, doenças do miocárdio, infecções no coração, cardiopatias de válvulas, cardiopatias hipertensivas e cardiopatias isquêmicas.

Cardiopatias congênitas

As cardiopatias congênitas são os defeitos cardíacos presentes desde o nascimento e podem ser percebidas logo que o bebê nasce ou apenas na idade adulta.

Doenças do miocárdio

As doenças do miocárdio são os defeitos que afetam o músculo do coração e, em muitos casos, impedem que o órgão consiga bombear o sangue adequadamente.

Infecções no coração

As infecções no coração são causadas por bactérias, vírus, fungos ou parasitas que alcançam o músculo cardíaco.

Cardiopatias de válvulas

As cardiopatias de válvulas são causadas por diversos fatores que danificam uma das quatro válvulas que abrem e fecham para permitir o fluxo de sangue no órgão.

Cardiopatias hipertensivas

As cardiopatias hipertensivas são consequência da pressão arterial alta, condição que pode sobrecarregar o coração e os vasos sanguíneos, causando a doença.

Cardiopatias isquêmicas

As cardiopatias isquêmicas são causadas pelo estreitamento das artérias do coração,  consequência do acúmulo de gordura, levando à diminuição da oferta de sangue.

Tratamento nutricional para cardiopatas

A insuficiência cardíaca se instala quando o coração se torna incapaz de bombear adequadamente o sangue necessário para nutrir todo o nosso organismo e é considerada a via final de quase todas as cardiopatias. 

Nos pacientes diagnosticados com insuficiência cardíaca, a desnutrição é uma condição bastante comum, consequência de diversos fatores que corroboram para que os indivíduos se encontrem sem os nutrientes que são importantes no tratamento e melhora do quadro. 

Em cardiopatas, a desnutrição é motivada pela redução na ingestão de nutrientes e calorias ou por alterações metabólicas. Edemas das alças intestinais causam náuseas, má absorção de lipídios e perdas proteicas, o que também pode interferir na saúde nutricional. 

Dieta para o coração: dietoterapia para cardiopatas

A estratégia nutricional para cardiopatas vai muito além da restrição de sódio e líquidos. Aqui o objetivo do nutricionista é equilibrar ou recuperar o estado nutricional dos pacientes através de educação nutricional e planejamento do tratamento.

No planejamento dietético para cardiopatas, é possível que o nutricionista indique uma redução no consumo de gorduras saturadas e trans (presentes em produtos ultraprocessados e de origem animal) e aumento no consumo de gorduras monoinsaturadas (presentes no abacate, azeite de oliva e castanhas) e fontes de ômega 3.

Redução no consumo de carboidratos simples, como açúcares e doces, também pode ser necessária, mas um planejamento nutricional completo e preciso é feito de maneira individualizada, de acordo com as necessidades de cada paciente. 

Faça um planejamento nutricional para cardiopatas

A Dra. Diana Ruffato é nutricionista especializada em nutrição hospitalar com ampla experiência no planejamento de dietas equilibradas, balanceadas e individualizadas para pacientes cardiopatas. Agende uma avaliação e tire suas dúvidas. 

Quer fazer uma Avaliação ou
marcar uma Consulta ?
Conheça a nutricionista

Olá, sou a Dra. Diana Ruffato, Nutricionista em Alphaville com atendimento online para todo o Brasil.  Seja muito bem-vindo a minha página profissional!

Tenho uma formação em um curso de nutrição com foco em nutrição hospitalar, diferente de todos os outros cursos de nutrição do país que tem um foco maior em saúde pública e prevenção. Além de passar os 5 anos da faculdade dentro de um hospital, fiz mais 2 anos de aprimoramento em Nutrição Hospitalar e Mestrado e Doutorado com Doenças Raras.

Coloco dedicação e amor em tudo o que me proponho a fazer na vida e a Nutrição me permite ajudar as pessoas a viver uma vida mais leve e com mais saúde.

Minha experiência profissional foi toda voltada para a nutrição clínica e tratamento de doenças crônicas e agudas, o que torna meu atendimento diferenciado.

Sou Nutricionista formada pelo curso de Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP- RP. Cursei Aprimoramento em Nutrição Hospitalar do Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto, USP com duração de 2 anos.

Mestre em Ciências pelo programa de pós-graduação em saúde da criança e do adolescente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e Doutora em Ciências também pelo programa de pós-graduação em saúde da criança e do adolescente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP.

Ex-Docente na Universidade de Franca, SP. Foi supervisora de estágio no Hospital Santa Casa de Franca e Ribeirão Preto – SP.

Ver Currículo Lattes
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?