As pancreatites são inflamações que podem alterar as funções do pâncreas, órgão que compõe nosso sistema digestório, comprometendo a produção e/ou a eliminação das enzimas (responsáveis pela digestão de carboidratos, proteínas e lipídeos) e dos hormônios (insulina, glucagon e somatostatina, por exemplo) produzidos por ele. 

O uso abusivo abusivo de álcool, traumas, hipertrigliceridemia grave, presença de cálculos biliares e causas desconhecidas são responsáveis pelo desenvolvimento da doença, que pode ser classificada em pancreatite aguda ou pancreatite crônica. 

Em ambos os casos, pancreatite aguda e crônica, a terapia nutricional acompanhada por uma equipe multidisciplinar, deve ser iniciada o quanto antes para reduzir o estímulo do pâncreas e manter o estado nutricional do paciente durante a recuperação da inflamação.

Pancreatites: tipos, causas e sintomas

Quando o indivíduo é diagnosticado com uma inflamação no pâncreas, temos um quadro de pancreatite, que pode ser causada por diferentes fatores, em especial, estilo de vida:

  • Abuso de bebidas alcoólicas;
  • Uso prolongado de alguns medicamentos;
  • Consumo excessivo de alimentos gordurosos;
  • Cálculos biliares que se movimentam até o pâncreas.

As pancreatites, que podem ser agudas ou crônicas, apresentam alguns sintomas específicos: náuseas e vômitos, diarreia, perda de peso acelerada, icterícia, dor abdominal intensa, fezes gordurosas e com forte odor, febre e suor são os mais frequentes. 

Pancreatite aguda

Na pancreatite aguda, o paciente apresenta aumento no tamanho do pâncreas, causado pela inflamação. A dor é intensa e súbita e a falta de tratamento pode levar a óbito. 

Pancreatite crônica

Já na pancreatite crônica o pâncreas fica atrofiado e não desempenha suas funções adequadamente. O paciente costuma apresentar crises agudas de tempos em tempos.

O tratamento nutricional para pancreatites é imprescindível, uma vez que é necessário limitar a dieta do paciente a alimentos que não irritem o pâncreas e que mantenham seu estado nutricional dentro do esperado. 

Tratamento nutricional para pancreatites

Nas pancreatites agudas, a dor está associada aos mecanismos secretórios de enzimas pancreáticas e bile. A terapia nutricional, nesses casos, visa manter o estímulo mínimo do pâncreas e preservar o estado nutricional adequado do paciente.

A terapia nutricional para casos agudos de pancreatites é planejada considerando dieta com pouca fibra, baixa ingestão de gordura e uma quantidade adequada de carboidratos e proteínas de fácil digestão, com maior quantidade calórica e em quantidades pequenas. 

De acordo com os protocolos da Sociedade Europeia de Nutrição Enteral e Parenteral e da Sociedade Americana de Gastroenterologia, a dieta oral ou enteral, quando a oral não é tolerada, deve ser iniciada o mais rápido possível, dentro das primeiras 48 horas.

Nas pancreatites crônicas, a dor e a má absorção dos nutrientes levam a desnutrição quase que na totalidade dos casos. O tratamento engloba suplementos alimentares para atingir as necessidades calóricas, baixa ingestão de gorduras, consumo adequado de proteínas e avaliar a necessidade de suplementação de vitaminas. 

Fale com uma nutricionista especializada em pancreatites

O tratamento nutricional para casos de pancreatites deve ser individual, considerando as necessidades e deficiências nutricionais de cada paciente. A Dra. Diana Ruffato possui ampla experiência nesse tipo de tratamento, agende uma consulta.

Quer fazer uma Avaliação ou
marcar uma Consulta ?
Conheça a nutricionista

Olá, sou a Dra. Diana Ruffato, Nutricionista em Alphaville com atendimento online para todo o Brasil. Seja muito bem-vindo a minha página profissional!

Tenho uma formação em um curso de nutrição com foco em nutrição hospitalar, diferente de todos os outros cursos de nutrição do país que tem um foco maior em saúde pública e prevenção. Além de passar os 5 anos da faculdade dentro de um hospital, fiz mais 2 anos de aprimoramento em Nutrição Hospitalar e Mestrado e Doutorado com Doenças Raras.

Coloco dedicação e amor em tudo o que me proponho a fazer na vida e a Nutrição me permite ajudar as pessoas a viver uma vida mais leve e com mais saúde.

Minha experiência profissional foi toda voltada para a nutrição clínica e tratamento de doenças crônicas e agudas, o que torna meu atendimento diferenciado.

Sou Nutricionista formada pelo curso de Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP- RP. Cursei Aprimoramento em Nutrição Hospitalar do Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto, USP com duração de 2 anos.

Mestre em Ciências pelo programa de pós-graduação em saúde da criança e do adolescente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e Doutora em Ciências também pelo programa de pós-graduação em saúde da criança e do adolescente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP.

Aperfeiçoamento em Nutrição Clínica e Comportamento Alimentar pela USP/FMRP, e curso Eat for Life. 10 Semanas de abordagens de mindful eating com a Ph.D. Lynn Rossy.

Ex-Docente na Universidade de Franca, SP. Foi supervisora de estágio no Hospital Santa Casa de Franca e Ribeirão Preto – SP.

Ver Currículo Lattes
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?