Durante a infância e a adolescência, é relativamente comum que crianças e adolescentes recusem provar comidas novas, temperos diferentes e sabores mais exóticos e digam que não gostam de um determinado ingrediente contido na comida oferecida. 

No entanto, a neofobia em crianças e adolescentes pode prejudicar a alimentação, que fica restrita e carente em alguns tipos de nutrientes fundamentais para o desenvolvimento e funcionamento saudável de todo o organismo da criança ou adolescente. 

O que é neofobia em crianças e adolescentes?

A recusa em provar novos sabores e ingerir alimentos considerados pouco convidativos, como verduras e legumes, é comum durante a infância e adolescência. Mas, mais do que “coisa de criança”, a neofobia alimentar em crianças e adolescentes merece atenção.

A neofobia é o “medo do novo”. A neofobia alimentar é caracterizada pela rejeição ou recusa em provar alimentos não familiares, em comer e/ou experimentar novos alimentos ou bebidas que diferem do padrão habitual de consumo. As causas estão relacionadas a:

  • Práticas alimentares restritivas;
  • Características culturais ou sócio-demográficas;
  • Emoções negativas associadas à exposição ao alimento;
  • Hereditariedade, ou seja, disponibilidade passada de pai para filho;
  • Hipersensibilidade aos sabores, especialmente alimentos amargos.

A neofobia alimentar é real e pode resultar em falta de importantes nutrientes e afetar vários fatores na vida da criança ou adolescente, desde o crescimento até o ganho de peso.

Dúvidas sobre neofobia alimentar? Agende uma consulta

A hora da refeição não deve ser encarada como uma obrigação, um momento de tensão, brigas e discussões, principalmente durante a infância e a adolescência. A Dra. Diana Ruffato é nutricionista com experiência em neofobia alimentar. Agende uma consulta.

Quer fazer uma Avaliação ou
marcar uma Consulta ?
Conheça a nutricionista

Olá, sou a Dra. Diana Ruffato, Nutricionista em Alphaville com atendimento online para todo o Brasil. Seja muito bem-vindo a minha página profissional!

Tenho uma formação em um curso de nutrição com foco em nutrição hospitalar, diferente de todos os outros cursos de nutrição do país que tem um foco maior em saúde pública e prevenção. Além de passar os 5 anos da faculdade dentro de um hospital, fiz mais 2 anos de aprimoramento em Nutrição Hospitalar e Mestrado e Doutorado com Doenças Raras.

Coloco dedicação e amor em tudo o que me proponho a fazer na vida e a Nutrição me permite ajudar as pessoas a viver uma vida mais leve e com mais saúde.

Minha experiência profissional foi toda voltada para a nutrição clínica e tratamento de doenças crônicas e agudas, o que torna meu atendimento diferenciado.

Sou Nutricionista formada pelo curso de Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP- RP. Cursei Aprimoramento em Nutrição Hospitalar do Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto, USP com duração de 2 anos.

Mestre em Ciências pelo programa de pós-graduação em saúde da criança e do adolescente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e Doutora em Ciências também pelo programa de pós-graduação em saúde da criança e do adolescente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP.

Ex-Docente na Universidade de Franca, SP. Foi supervisora de estágio no Hospital Santa Casa de Franca e Ribeirão Preto – SP.

Ver Currículo Lattes
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?