Neofobia em Crianças e Adolescentes

O que é Neofobia?

Divider Diana Ruffato Nutricionista

Certamente, a Neofobia é um comportamento recorrente na maioria das crianças e adolescentes. Talvez o nome não soe familiar, mas Neofobia nada mais é do que o medo de provar novos alimentos, a recusa de crianças e adolescentes a experimentarem comidas novas.neofobia em crianças e adolescentes

 

Isso é relativamente comum na idade, já que saladas, verduras ou até mesmo temperos dentro dos alimentos podem incomodar a criança que simplesmente diz que não gosta de um determinado ingrediente contido na comida.

 

Muitas vezes a Neofobia pode ser vista como ‘coisa de criança’ e má interpretada pelos pais e se os pais insistem na oferta, o ambiente fica mais tenso e os alimentos são associados a um confronto, o que, comumente, agrava a recusa alimentar. As razões pelas quais os pais tomam medidas enérgicas para que seus filhos se alimentem vêm do desconhecimento do comportamento alimentar infantil. Por essa razão é necessário que os pais conheçam alguns aspectos importantes que podem ser trabalhados junto ao profissional de nutrição.

É fundamental que seu filho tenha uma dieta variada.

Como Tratar a Neofobia

Divider Diana Ruffato Nutricionista

neofobia em crianças e adolescentesInsistir com as crianças e adolescentes para comerem um determinado alimento que eles têm o sentimento de recusa não é o caminho, já que forçar algo na cabeça deles, se torna algo ainda pior e a Neofobia não será vencida.

 

Um caminho é tornar a exposição aos alimentos que são rejeitados, frequente. Se a criança não sofre pressão para se alimentar de algo que é repulsivo por ela, a tendência é que o medo vire curiosidade principalmente se ela vê os pais se alimentando daquele alimento frequentemente.

 

Além disso algumas dinâmicas e brincadeiras podem ajudar a despertar o interesse do seu filho pelo alimento, mas para que esse comportamento realmente se modifique é necessário que a criança prove o novo alimento varias vezes, mesmo em quantidades bem pequenas.

WhatsApp chat