Neofobia em Crianças e Adolescentes

O que é Neofobia?

Divider Diana Ruffato Nutricionista

Certamente, a Neofobia é um comportamento recorrente na maioria das crianças e adolescentes. Talvez o nome não soe familiar, mas Neofobia nada mais é do que o medo de provar novos alimentos, a recusa de crianças e adolescentes a experimentarem comidas novas.neofobia em crianças e adolescentes

 

Isso é relativamente comum na idade, já que saladas, verduras ou até mesmo temperos dentro dos alimentos podem incomodar a criança que simplesmente diz que não gosta de um determinado ingrediente contido na comida.

 

Muitas vezes a Neofobia pode ser vista como ‘coisa de criança’ e má interpretada pelos pais e se os pais insistem na oferta, o ambiente fica mais tenso e os alimentos são associados a um confronto, o que, comumente, agrava a recusa alimentar. As razões pelas quais os pais tomam medidas enérgicas para que seus filhos se alimentem vêm do desconhecimento do comportamento alimentar infantil. Por essa razão é necessário que os pais conheçam alguns aspectos importantes que podem ser trabalhados junto ao profissional de nutrição.

É fundamental que seu filho tenha uma dieta variada.

Como Tratar a Neofobia

Divider Diana Ruffato Nutricionista

neofobia em crianças e adolescentesInsistir com as crianças e adolescentes para comerem um determinado alimento que eles têm o sentimento de recusa não é o caminho, já que forçar algo na cabeça deles, se torna algo ainda pior e a Neofobia não será vencida.

 

Um caminho é tornar a exposição aos alimentos que são rejeitados, frequente. Se a criança não sofre pressão para se alimentar de algo que é repulsivo por ela, a tendência é que o medo vire curiosidade principalmente se ela vê os pais se alimentando daquele alimento frequentemente.

 

Além disso algumas dinâmicas e brincadeiras podem ajudar a despertar o interesse do seu filho pelo alimento, mas para que esse comportamento realmente se modifique é necessário que a criança prove o novo alimento varias vezes, mesmo em quantidades bem pequenas.

Leia Também

nefropatias

Nefropatias são os conjunto de doenças renais. Podem ser crônicas (que evoluem lentamente e perduram por longos períodos da vida) ou agudas (doenças transitórias com cura em dias ou semanas).

pacientes oncológicos

A desnutrição em pacientes oncológicos em estado avançado ocorre pela ingestão inadequada, pelo aumento das necessidades nutricionais decorrentes da própria doença uma vez que ela pode trazer prejuízos nos mecanismos de absorção dos nutrientes.

Pancreatites

As pancreatites são inflamações pancreáticas que podem altear as funções do pâncreas, comprometendo a produção e/ou eliminação das enzimas e hormônios produzidos por ele.