Prevenção da Gota Através do Controle Alimentar: Estratégias Eficazes
5 de setembro de 2024
A gota é uma forma de artrite causada pelo acúmulo de ácido úrico nas articulações. Esse acúmulo ocorre quando o...
24 de janeiro de 2024
Uma das maiores preocupações durante a realização dos exames de check-up fazemos de preferência anualmente está nos índices de colesterol e triglicérides. O triglicérides alto é uma das grandes preocupações principalmente com o avanço da idade, considerando a dificuldade de implementar algumas alterações.
O triglicerídeos é uma estrutura responsável pelo nosso estoque de gordura e em excesso pode favorecer o desenvolvimento de inúmeras doenças. O acúmulo de gordura nas artérias pode aumentar as chances de acidente vascular cerebral, infarto, esteatose hepática, e até o aumento da pressão arterial.
Embora cada caso seja distinto Existem algumas recomendações quanto ao índice ideal de triglicérides em adultos:
Índice normal: até 150 mg/dl;
Pouco elevada: de 150 a 199 mg/dl. E,
Elevada dois pontos de 200 a 499 mg/dl;
Muito elevado: acima de 500 mg/dl.
O aumento do índice de triglicérides pode ser favorecido por hábitos alimentares inadequados, predisposição genética, gordura corporal e excesso de calorias na alimentação. Por esse motivo algumas mudanças alimentares podem te ajudar a controlar esse índice e prevenir inúmeras doenças.
Primeiramente, precisamos entender que qualquer modificação de estética deve ser recomendada por um nutricionista especialista. Alterações na dieta podem prejudicar o consumo adequado de vitaminas e nutrientes e causar ainda mais problemas para sua saúde.
Aliado ao acompanhamento clínico, o nutricionista conseguirá determinar quais as reais necessidades da sua dieta e as alterações que podem ser implementadas para reduzir o triglicérides alto. Dentre essas alterações, pode ser recomendado:
Alimentos muito calóricos e com altos índices de Açúcar podem aumentar o acúmulo de gordura e favorecer a obesidade. Esse excesso de açúcar e calorias acaba sendo armazenado inadequadamente e faz com que o colesterol ruim e o triglicérides aumentem.
Acompanhando a necessidade da redução do consumo de Açúcar, é muito importante evitar o consumo de refrigerante e sucos de caixinha para reduzir o triglicérides. Essas bebidas são ricas em açúcares livres e podem causar inúmeros problemas para sua saúde.
Uma substituição válida são os sucos de fruta natural sem açúcar adicionado, e de preferência de frutas com baixa quantidade de açúcar, como morango, maracujá, limão, mirtilo, entre outros.
Valiosas aliadas na saciedade, as fibras ajudam no processo digestivo e reduzem a absorção de gorduras. Por esse motivo, são extremamente benéficas para a redução do triglicérides alto e do colesterol.
Para aumentar o consumo de fibras, é importante adicionar na sua dieta o consumo de farelo de aveia, chia, farinha de linhaça, farinha de casca de maracujá, entre outras.
Também altamente ricos em fibra, as verduras contribuem para o metabolismo lipídico, reduzindo a quantidade de gordura que é absorvida pelo nosso corpo. Entretanto, é necessário adicionar legumes, verduras e vegetais que apresentam uma baixa quantidade de carboidrato líquido, como é o caso da abobrinha, brócolis, berinjela, couve-flor, tomate, etc.
Existem algumas gorduras, como as Polis insaturadas e as monoinsaturadas que ajudam a reduzir o colesterol e o triglicérides. Entretanto, o consumo inadequado desse tipo de gordura também pode reduzir o colesterol bom, desequilibrando a sua saúde trazendo problemas futuros.
Por esse motivo, sua dieta deve ser elaborada por nutricionista que poderá trazer equilíbrio e mais saúde para sua alimentação.
Existem substâncias presentes na carne vermelha como os ácidos graxos saturados, que podem aumentar a formação de lipídios e elevar a taxa de triglicérides. A substituição desses ácidos graxos saturados pelos ácidos graxos Poli e monoinsaturados como os que estão presentes no peixe (ômega 3) pode ser muito valiosa para sua dieta.
Além de ser uma carne magra, e consideravelmente menos calórica, o peixe possui um efeito anti-inflamatório e ajuda a reduzir o nível de triglicérides.
Ainda que a farinha integral seja mais valiosa para nossa saúde do que a farinha branca, pacientes que sofrem com triglicérides alto devem reduzir a quantidade de todos os alimentos farináceos para minimizar o consumo de carboidratos.
Além de serem mais calóricos, os alimentos fritos prejudicam o processo de perda de peso. Além disso, o óleo utilizado para as frituras é uma fonte de gordura saturada, que causa inúmeros problemas para nossa saúde.
A redução do triglicérides só é possível se evitar o consumo de gordura priorizando preparos a vapor cozidos ou refogados.
Gostaria de receber uma ligação?